terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Polêmico

A nova bancada mineira na Câmara dos Deputados ainda não pode apostar em matérias polêmicas produzidas nas 53 cadeiras que a compõem, exceção talvez apenas para a proposta de emenda constitucional do deputado subtenente Gonzaga, do PDT, que trata da competência da Polícia Militar, ampliando-a. No seu teor, é uma tentativa de vencer o conflito antigo entre as polícias civil e militar, a começar por uma nova interpretação do chamado termo circunstancial de ocorrência.
Minas é bem um exemplo do conflito de competências, onde também se vê imensa perda de tempo e de recursos. Exemplo está no caso em que a PM ou a Polícia Rodoviária registra um termo de ocorrência, e o documento tem de viajar muitas vezes mais de 100 quilômetros para chegar a uma delegacia, onde os registros já feitos do fato e os depoimentos das testemunhas constituem um trabalho que será repetido integralmente pelos delegados da polícia civil.
Considerando-se, lembra Gonzaga, que o estado tem 853 municípios é fácil perceber o que se perde de tempo com isso.
Quando tal complexidade toma por base o número de homicídios registrados no País no ano passado, 53 mil, os resultados da ação policial são frustrantes: apenas 23% apurados.


Os celulares

Por falar em polícia, agente veterano informa que o furto de celulares em Juiz de Fora chegou a um volume bem maior do que se possa imaginar. A explicação é que se trata de aparelho facilmente colocado no mercado clandestino. E esse mercado está na lista das questões que não tem merecido maiores atenções.
Uma pergunta que o mesmo agente deixa no ar: como pode haver tanto celular de origem desconhecida vendido livremente na pitoresca Esquina dos Aflitos?


Carnaval

A antecipação do desfile das escolas de samba vai se realizar pela segunda vez em Juiz de Fora, para atender sugestão das próprias entidades carnavalescas. Com isso, a Funalfa, que promove o carnaval da cidade, quer conferir se a antecipação (neste ano será nos dias 7 e 8 de fevereiro) vale mesmo a pena.
Há sinais positivos que vieram do ano passado. As escolas escaparam da concorrência televisada das escolas do Rio, que realizam o maior espetáculo do mundo nesse gênero, como também atraem visitantes da região, sem que estes percam o carnaval de suas cidades.


Diretor

Licenciado da Universidade Federal de Juiz de Fora, o professor Fernando Fagundes será reeleito para a diretoria jurídica da Light, no Rio. É considerado autoridade nacional na legislação da política energética.


Presença

Terá a presença do governador Fernando Pimentel a solenidade de posse, no dia 9 de fevereiro, do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, o ex-deputado Sebastião Helvécio. O ato está previsto para 17h, no Auditório Vivaldi Moreira.


Desinteresse

É queixa comum entre dirigentes de entidades classistas, culturais, recreativas e sindicatos o crescente desinteresse pelas reuniões e assembleias. Há casos em que se chega a pensar na suspensão das atividades.
Sabe-se de alguns dirigentes, preocupados, que procuram saber se o mesmo desânimo ocorre com entidades congêneres.
Na verdade, a cidade assiste a uma crise do espírito associativo. Cada qual procurando cuidar da própria pele, mesmo sabendo que em grande parte a sua depende da pele de todos.


sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

 Retorno 1

O ex-prefeito Custódio Mattos, que estava atuando para a equipe de Pinto Coelho na Secretaria de Governo, retornou ao grupo do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda. Vai trabalhar na área de assistência social.
Desligado da política municipal, consta que Custódio vai tornar mais frequentes suas vindas a Juiz de Fora neste ano, para participar das articulações com vistas à sucessão municipal em 2016.

Retorno 2

Vitor Valverde, outro juiz-forano membro da equipe do prefeito Márcio Lacerda, encerrou seu período de férias, depois de uma longa viagem pelas capitais do mundo árabe.

Subsecretário

O ritmo da modesta participação de políticos locais na equipe do governador Fernando Pimentel foi quebrado com o convite ao ex-vereador Biel para ocupar o cargo de subsecretário de estado para políticas sociais.

Grande luta

O deputado federal Mário Heringer, médico formado em Juiz de Fora e presidente do PDT mineiro, inicia seu mandato enfrentando grande polêmica provocada por projeto de sua autoria que cria limitações para o consumo de bebidas alcoólicas (como o gim) entre os jovens. Em uma entrevista televisada, ele se mostrou preocupado, principalmente, com a multidão de meninas já consumindo álcool.

Posse

Preparada para ser um acontecimento de expressão política a posse, na primeira quinze de fevereiro, do conselheiro e ex-deputado Sebastião Helvécio na presidência do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

Descuido

O governo precisa atentar, e enquanto está no começo, para a necessidade de a presidente Dilma ser melhor orientada no tratamento das questões internacionais. Apenas dois escorregões recentes: o fuzilamento de um traficante brasileiro na Indonésia e a posse do presidente Evo Morales.
Em relação à pena de morte do traficante, ela fez bem em pedir clemência, em nome de um sentimento nacional, mas não ao ponto de pretender revogar a Constituição da Indonésia; e mais, chamando o embaixador a Brasília para dar explicações, o que é um exagero.
Outro ponto. Deixar de levar e voz do Brasil a um encontro da importância de Davos para assistir à posse do agitado boliviano?! Faça-nos o favor.


quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

 Benemérito

O sábado vai marcar o 150º aniversário de nascimento de Alfredo Ferreira Lage, que em 1936 doou ao município todo o acervo que havia reunido no castelo de seu pai, Mariano Procópio. O próprio castelo fez parte do notável conjunto doado, e que se transformou em verdadeira relíquia da memória imperial do Brasil. Vereador à primeira Câmara da era republicana e colecionador de objetos de arte, Alfredo foi um homem admirado não apenas em Juiz de Fora, mas em várias cidades onde sua obra se tornou conhecida.
O Museu que criou passa hoje por uma fase de restauração, trabalho executado por artistas e operários sob o comando de Douglas Fasolato, diretor da casa e profundo conhecedor da riqueza histórica ali preservada.

 Especulações
Ainda não avançaram além do terreno das especulações as expectativas em torno de mudanças no primeiro escalão da prefeitura, mas não resta dúvida de que algum ajuste virá ainda neste mês, como forma de apressar o trânsito do prefeito junto aos governos estadual e federal.


Ao calendário
O novo ano chega com poucas esperanças de que as coisas possam melhorar para o cotidiano dos brasileiros, que, em compensação, vão ganhar vários feriadões, por causa das celebrações coincidentes com as segundas-feiras e fins de semana, gentileza ao ócio que 2014 não ofereceu. Agora, além de Tiradentes chegar em uma terça-feira, forte tentação para esticar o descanso que vai começar no sábado anterior, o Dia do Trabalho, em maio, será em sexta-feira. Já em junho outro apelo à esticada, com Corpus Christi vindo na quinta-feira. Em setembro a festa da Independência será numa segunda-feira. Outubro pedirá que o feriado da padroeira Aparecida seja celebrado em segunda-feira. E Finados também coincidindo com uma segundona. Chegando dezembro, o Natal vai numa sexta-feira, para fechar o ano com longo repouso, porque ninguém é de ferro.