Pesquisa O vizinho município de Pequeri foi alvo, na semana passada, de uma extensa pesquisa eleitoral envolvendo todos os níveis. O que chamou a atenção da comunidade foram as alternativas para governador. Entre os pré-candidatos governistas somente figurou o nome do ex-prefeito da capital, Pimenta da Veiga. O nome de Marcus Pestana apareceu entre as alternativas para deputado federal. Pestana é majoritário na cidade, onde existe grande torcida por sua candidatura ao governo estadual. Os pesquisadores também quiseram saber sobre o desempenho da atual gestão da cidade e a conjuntura eleitoral para a futura eleição de prefeito. Aos entrevistados foram apresentados apenas dois nomes: o do atual prefeito, Joaquim Simeão de Faria (PMDB), e do ex-prefeito Raul Salles (PSDB), este derrotado em 2012. Parece que a política local continua sob forte polarização. As escolas Um detalhe sobre o carnaval deste ano que ainda não foi suficientemente assimilado pelos foliões. Não coube aos prefeitos, passados e presente, a ideia de antecipar em uma semana o desfile das escolas de samba. Foram as próprias que recomendaram, com a intenção de escapar do televisamento do desfile do Rio, que segura em casa os apreciadores, os mesmos que poderiam estar na avenida prestigiando a prata da casa. Jeito de ciscar Na recente inauguração da ponte que recebeu o nome de “Wilson Jabour Jr”, o prefeito Bruno Siqueira não se cansou de citar políticos presentes e ausentes. Independentemente dos partidos a que pertençam, não foram esquecidos em referências elogiosas deputados, vereadores e ex-prefeitos. Quanto a estes, eles exaltou Agostinho Pestana, Itamar Franco, Tarcísio Delgado e Custódio Mattos. Alguém lembrou que, ”ao contrário do que fazem muitos políticos, Bruno não quer arestas. Cisca pra dentro”... O veterano A primitiva imagem de Santo Antônio, que acompanha a matriz desde seus primeiros tempos, foi restaurada e vai ser reentronizada, na noite desta sexta-feira, em solenidade presidida pelo arcebispo, dom Gil Antônio. Hoje, a Catedral assistiu a uma a solenidade rara de se ver: a bênção de novo Altar e do novo Ambão. Olho na eleição O novo presidente municipal do PDT, Antônio Zaidan, só espera passar o carnaval para iniciar a convocação de uma série de reuniões do diretório, com vistas ao processo eleitoral deste ano. No partido ainda não se fala em nomes de candidatos. Lá como cá Em Belo Horizonte, o professor de Direito Antônio Alves da Silva cobra proteção aos proprietários de veículos, que são coagidos e assaltados pelos chamados flanelinhas. A Lei 6242, que regulou essa atividade, não se faz cumprir, o que “atormenta a vida do cidadão que vai ao cinema, teatro e shows, estacionando o carro na rua, e logo é acossado por certos flanelinhas, como quitação pelo estacionamento em via pública”. Sem minimizar as preocupações do professor, pode-se dizer que a situação não é diferente em Juiz de Fora.
quinta-feira, 30 de janeiro de 2014
Os armados
A Câmara e a prefeitura preparam-se para retomar,em audiência pública, uma questão que sinaliza com permanente ausência de consenso. Trata-se de estender à Guarda Municipal a prerrogativa de armar seu pessoal, nas mesmas condições com que se armam os membros das polícias civil e militar. Há prós e contras, sem que se saiba exatamente o que é melhor para a comunidade.
Há dias, um guarda municipal foi violentamente agredido por bandidos, sem poder se defender.
A legislação federal permite que portem arma de fogo os guardas de municípios com mais de 500 mil habitantes.
sábado, 25 de janeiro de 2014
Clima de campanha
O governador Antônio Anastasia estará na cidade dia 8 de fevereiro para presidir a solenidade de inauguração da nova sede do SAMU, junto ao terminal rodoviário, onde vai se tentar racionalizar os serviços das ambulâncias.
No fim de semana veio o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, que distribuiu máquinas para municípios vizinhos e deixou, como boa notícia para o prefeito Bruno, que vem aí R$ 1 milhão para obras.
Veem-se os primeiros sinais da campanha eleitoral, que ainda não empolga, o que não impede que deputados falem sobre suas candidaturas e seus candidatos. Antes de cuidar de eleição, a população vai se dedicar à Copa do Mundo.
Copa e prioridades
Várias cidades, e entre elas Juiz de Fora, estão sendo animadas, pela internet, a ir às ruas para protestar contra a Copa do Mundo, que consumirá fabulosas quantias de um dinheiro que estaria bem empregado em saúde, educação e transportes. No sábado, no Parque Halfeld, ensaiou-se manifestação nesse sentido, mas sem entusiasmo popular.
Ainda que não se discuta que o País tem aquelas graves prioridades, é preciso lembrar que os protestos deviam ter sido feitos quando de planejava a escolha da sede do evento; não agora, quando já se gastou o que não devia ser gasto e foram assumidos compromissos internacionais.
Pouca água
Tem sido recomendado à população local e de vasta região em torno a imediata parcimônia no consumo de água. No caso de Juiz de Fora, estamos prestes a romper nossa disponibilidade de 600 litros por segundo. Ainda assim, pessoas irresponsáveis mostram-se generosas com o desperdício, lavando carros e calçadas e regando jardins.
Em relação ao abastecimento, as chuvas, que tem sido intensas, só ajudam quando caem junto às cabeceiras dos mananciais. Se chove depois de Santa Teresinha rumo ao sul não adianta.
Mas as preocupações vão mais longe. Por causa dos mesmos mananciais desabastecidos vamos caminhando também para o risco de dificuldades no suprimento de energia elétrica, para tanto contribuindo os aparelhos de ar. Não são poucas as pessoas que saem cedo para trabalhar e deixam o ar refrigerado ligado durante todo o dia, para depois terem uma noite bem fresca...
Fora do prazo
A minirreforma eleitoral, aprovada pelo Congresso Nacional no final do ano passado, pretende sua aplicação já em 2014, o que seria passar por cima da legislação e do razoável, pois a aprovação se deu em novembro, e o que se exige é que alterações nas regras do jogo sejam votadas com um ano de antecedência. Mas entre as distâncias no calendário há sutilezas que o Tribunal Superior Eleitoral vai decidir já nas primeiras sessões de fevereiro, terminado o recesso dos ministros.
Seja como for, pelo menos temos a garantia de que a Ficha Limpa será aplicada.
Estamos fora É certo que Juiz de Fora se exclui das previsões quanto à aplicação da biometria nas eleições deste ano, graças aos critérios recomendados pelo TSE, que quer o voto digital apenas em 481 pequenos municípios, sendo 26 em Minas. Há uma explicação. Além de ser experiência, sujeita a surpresas, a biometria fará o favor de combater os falsos títulos impressos, que ainda são muitos nos reduzidos colégios eleitorais onde o número de votantes se aproxima do número de habitantes. Tempo de inaugurações Dom Gil Antônio, metropolita, é quem assina convite para eventos que vão marcar os 90 anos da criação da Diocese. Já na quarta-feira, às 19h, com celebração eucarística na Catedral, serão inaugurados o novo piso, presbitério, sacristias e os sistemas de som e climatização. Na quinta-feira, também 19h, haverá a dedicação do novo altar, bênção do Ambão (onde se proclama a palavra de Deus) e entronização do Santíssimo Sacramento em sua nova capela. Na sexta-feira, ainda às 19h, a Catedral assistirá à reentronização da histórica imagem original de Santo Antônio, padroeiro da cidade. Benemérito A segunda-feira vai marcar a passagem dos 70 anos da morte de Alfredo Ferreira Lage, o benemérito nunca suficientemente lembrado. Foi quem doou à cidade todo o acervo do Museu que leva o nome de seu pai. Alfredo é o nome da Fundação Cultural que hoje planeja e executa a política cultural da cidade.
quarta-feira, 22 de janeiro de 2014
Base de apoio
Há uma séria investida do PMDB no sentido de que se acerte logo a aliança com o PT de Minas, da qual resultaria a indicação do ministro Fernando Pimentel para a sucessão de Antônio Anastasia. É a facção do partido que não tem simpatia com a proposta de candidatura própria.
Ocorrendo a aliança, os peemedebistas indicariam como vice na chapa de Pimentel o atual ministro da Agricultura, Antônio Andrade, que se sente confortável no comando estadual do partido, onde destaca o apoio especial de dois prefeitos do interior: Bruno Siqueira, de Juiz de Fora, e Paulo Piau, de Uberaba. Para muitos, é exatamente nesse rumo que esses prefeitos vão caminhar, já no final do primeiro semestre.
Rolezinhos
As manifestações que milhares de jovens vêm promovendo nos supermercados, ainda que pacíficas, deixam uma preocupação, de todo procedente: e se, tal como ocorreu em junho do ano passado, os arruaceiros se infiltrarem, aproveitando-se da oportunidade para recomeçar a onda de vandalismo?
Quanto custarão?
Em 2012, quando foram eleitos os prefeitos, o processo de escolha custou a cada brasileiro R$ 2,40. Não há como saber, desde agora, quanto custará o voto em outubro de 2014. Pode ser que esse valor seja reduzido, ainda que discretamente, se se confirmar a previsão da ministra Cármen Lúcia, do TRE, de que neste ano a votação pelo sistema biométrico será utilizada por 50% do colégio eleitoral brasileiro. Pode ser uma economia.
Recordista
O presidente da Cemig, Djalma Morais, acaba de completar 15 anos interruptos à frente da companhia mineira, o que o torna recordista histórico no comando de estatais brasileiras.
Turismo
Com a antecipação do desfile das escolas de samba para os dias 22 e 23 de fevereiro, que tentam escapar da concorrência do desfile televisado do Rio, o superintendente da Funalfa, Toninho Dutra, fala sobre outra inovação, na qual deposita confiança: tentar atrair visitantes e foliões da região, também facilitados pela antecipação, o que não os impediria de depois participar do carnaval oficial de suas próprias cidades. Toninho Dutra estima atingir um raio de 50 municípios, que nas próximas horas já começam a receber peças promocionais confeccionadas pela Funalfa.
Perfil
Sabendo-se que dentro de seis semanas Alberto Pinto Coelho assumirá o governo de Minas, Anastasia desincompatibilizado para poder disputar o Senado, já se cuida de conhecer melhor o perfil do novo ocupante do Palácio da Liberdade. Quem com ele convive diz que tem como característica o temperamento prático e objetivo.
domingo, 19 de janeiro de 2014
Incertezas
O senador Aécio Neves, agora com ansiedades dobradas, pois será pai pela segunda vez (a mãe é a modelo Letícia) ainda não conseguiu tornar suficientemente claras as expectativas do PSDB em relação a dois importantes suportes para seu projeto de candidato à presidência da República. O partido não sabe exatamente como tratar com o governador do Pernambuco, Eduardo Campos, e com o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda. São duas peças ligadas pela mesma legenda, mas podem se situar diferentemente nas eleições nacional e estadual.
Luto
Sepultado na tarde deste domingo o corpo de Geraldo Sampaio, de 93 anos. Investidor imobiliário, ele foi também uma figura de expressão na Administração do prefeito Agostinho Pestana, nos anos 700. Tornou-se diretor da Telemusa, empresa de capital local que assumiu a exploração de um serviço há longos anos controlado pela Telefônica de Juiz de Fora.
Sampaio foi também um dos incentivadores do Clube Tiro, Caça e Pesca, que presidiu.
Enroscada
Para quem conhece detalhes das investigações do fato, vai ser difícil a ministra da Cultura, Marta Suplicy, escapar da condenação que acaba de lhe aplicar o juiz Alexandre Cunha Filho, por improbidade administrativa. Nos autos está claro que ela se beneficiou do superfaturamento de serviço que contratou quando prefeita de S.Paulo.
Pode ser que, pressionada pela repercussão, ela deixe o ministério, sem ter liberado os R$ 2 milhões que prometeu para obras do Museu Mariano Procópio.
Velha discussão
Bem contados, há 20 anos que a cidade discute o melhor lugar para se promover o desfile das escolas de samba. Todos os prefeitos reconheceram que a Rio Branco não é o espaço mais adequado. Tarcísio Delgado dizia que os críticos da Avenida não seriam capazes de indicar área mais apropriada.
Na Funalfa de hoje, o superintendente Toninho Dutra afirma que a Brasil é a passarela definitiva, pelo menos até que o progresso do carnaval o faça pensar em um projeto de sambódromo.
Campo novo
Os candidatos que neste ano estarão disputando cargos eletivos devem atentar para o fato de que em outubro as urnas vão receber 11 milhões de novos eleitores, que desejam e precisam ouvir mensagem não apenas nova, mas principalmente inovadora. É a rapaziada que vive entre 18 e 20 anos, e em meados do ano passado estava nas ruas exigindo e protestando.
Golpe sutil
O “bispo” Marcelo Crivela, que integra a bancada do PRB no Senado, tem projeto que manda limitar o direito de greve, referindo-se principalmente à próxima Copa do Mundo, quando entende como inconvenientes as manifestações populares.
A greve é um direito que não pode nem deve sofrer violações. Para os excessos, o País já dispõe de instrumentos legais. O que talvez pretenda esse misto de pastor e senador é abrir espaço para futuras e perigosas limitações de um direito consagrado. O futebol seria mero pretexto.
segunda-feira, 13 de janeiro de 2014
Voto que sobra
Há sempre uma razão para alavancar o otimismo dos candidatos a deputado, principalmente os que entram na disputa pela primeira vez. Uma das motivações está na esperança de vencer a barreira da abstenção e dos votos em branco, o que seria suficiente para eleger em Juiz de Fora mais dois deputados federais.
O raciocínio não deixa de ser pertinente. Tome-se como exemplo a eleição 2010: subtraída a votação dada aos quatro candidatos mais votados, sobraram 130 mil votos não aproveitados. É nesse manancial que os novos candidatos podem navegar.
Adiamento
Por imposição de interesses administrativos, o secretário estadual de Saúde, Antônio Jorge Marques, ainda permanece no cargo. Decidido a disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa, em outubro, pretendia estar desincompatibilizado já a partir de dezembro. Mas até o último dia deste mês terá saído, para entrar logo em campanha.
Gratuidade
Lei sancionada pela presidente Dilma estabeleceu novas regras para facilitar o acesso de estudantes e idosos a espetáculos públicos. A lei teve como detalhe mais importante a fixação do limite de 40% dos espetáculos sujeitos a gratuidade ou cobrança de meio ingresso.
Bom peso e boa medida, no entendimento do superintendente da Funalfa, Toninho Dutra. Acha que com os 40% estimula-se a frequência aos espetáculos artísticos, sem inviabilizar as produções.
Peso pesado
O senador Aécio Neves ainda tem um caminho a percorrer para a consolidação de sua candidatura à presidência da República. Mas já se cerca de gente experiente e competente para ajudá-lo. As primeiras três peças de apoio: a irmã Andreia, que vai cuidar da área de comunicação, Antônio Anastasia na coordenação geral, e Djalma Morais, que tem uma carreira política de êxitos nesse campo. Escolas de samba A antecipação dos desfiles das escolas de samba, principal novidade do carnaval deste ano, mesmo que tenha o sucesso esperado, não encerra a discussão sobre a incômoda vizinhança do carnaval do Rio, o maior espetáculo do gênero em todo o mundo. O desfile antecipado elimina a comparação imediata entre os dois desfiles, mas resta considerar que a melhor forma de impedi-la é levar para nossa avenida enredos inspirados nas tradições populares da cidade e da região. Já se tentou isso em passado recente, sem que as escolas soubessem explicar por que tal inovação exigiria verbas mais generosas. Plebiscito Está decidido que, a partir de agora e sempre, a realização de qualquer plebiscito se fará junto com as eleições, no mesmo dia. Portanto, os brasileiros já não correm mais o risco de serem chamados à urna só para dizer se concordam com coisa qualquer que lhe for submetida. Acertou o relator do projeto, senador Cícero Lucena, ao afirmar que o eleitor pode, a um mesmo tempo, votar em seus candidatos e se pronunciar sobre as questões que lhe são colocadas.
quinta-feira, 9 de janeiro de 2014
Chapa completa
Vanderlei Tomás, ex-vereador e até há pouco coordenando a Biblioteca Murilo Mendes, confirma sua candidatura a deputado federal pelo PSC. Deverá ser o único candidato do partido a esse cargo na Zona da Mata, o que ele tem como chance de êxito eleitoral. O PSC é, até agora, o partido na cidade disposto a apresentar nomes para disputar as vagas de deputado estadual, federal e senador.
Malabarismo
Os setores produtivos, não custa repetir, serão chamados a um grande exercício de malabarismo com o calendário deste ano, que começa com o carnaval em fim de fevereiro, passa pela Semana Santa, que se emenda com feriado cívico. Depois, Copa do Mundo, convenções partidárias e eleições. Ainda que não se queira dizer que é um ano perdido, pelo menos atípico e ocioso haverá de ser.
Facultativo
Está decidido que nos dias úteis em que o Brasil jogará na Copa, geralmente entre 16 e 17 horas, as repartições públicas ficarão com expediente até 14. Quanto à inciativa privada, a liberação dos empregados estará na conta do humor dos empresários.
Na Quarta-Feira de Cinzas, 5 de março, os expedientes começarão às 14h.
Uma dúvida
Já se discute e divide opiniões a ideia de reativar as grades do Parque Halfeld, proteção que ele teve em seus primeiros tempos. Ficaria fechado depois de 20h para eliminar os muitos inconvenientes que ali ocorrem à noite. Diante da mesma preocupação e com o mesmo objetivo, a Catedral e a igreja de São Sebastião têm seus adros gradeados, mas quanto ao Parque há quem discorda do remédio.
Carnaval
Para o prefeito Bruno Siqueira, o próximo desfile das escolas de samba e blocos vai retomar e consolidar o Carnaval externo de Juiz de Fora, como disse durante entrevista coletiva em que ele e o superintendente da Funalfa, Toninho Dutra, reuniram a imprensa. A expectativa também é de que no decorrer dos próximos meses as grandes escolas consigam regularizar sua situação quanto às exigências do Corpo de Bombeiros em relação à segurança dos frequentadores das quadras.
O Corpo de Bombeiros, temendo tragédia e tumultos, interditou todas as quadras das escolas de samba, exceção apenas para Turunas do Riachuelo.
Desinteresse
Um novo dado para confirmar que o brasileiro não dá bolas para os partidos políticos, ou a eles destinam um sentimento meramente utilitário ou interesseiro: 13,8 milhões dos filiados só assinaram a ficha em ano eleitoral, certamente com a expectativa de obter resultados e vantagens.
Avaliação
A revista Veja ajudou o deputado Marcus Pestana a sair em campo, apresentando-se como pré-candidato a governador pelo PSDB. Segundo aquela publicação semanal, Pestana e Walter Tosta são os mais eficientes entre os 53 deputados que Minas mantém em Brasília. A eleição se baseou na qualidade das propostas encaminhadas por eles.
segunda-feira, 6 de janeiro de 2014
Linha de ação
Até o final do mês, em Belo Horizonte,sob o olhar atento de Brasília, o PMDB promove reunião para, preliminarmente, indicar prioridades no ano eleitoral em Minas. Parece claro que haverá empenho em relação aos grandes centros eleitorais, não se esquecendo que Juiz de Fora é a maior cidade mineira administrada por um peemedebista, o que deve conferir a ela posição de destaque.
Dona Lêda
A cidade torcendo para a recuperação de dona Lêda Schimidt, líder nacional da Renovação Cristã e grande dama dos direitos humanos. Aos 86 anos ela sofreu AVC, na noite de Natal. Internada no Hospital Albert Sabin, seu estado inspira cuidados.
Dois ex
Corre nos meios políticos que são palpáveis as possibilidades de a cidade ter dois ex-prefeitos na disputa de cadeiras na Assembleia Legislativa. Entretanto, Tarcísio Delgado, no PSB, não autoriza tal informação, enquanto Custódio Mattos ainda não se animou o suficiente.
Em campo
Já empreendendo viagens ao interior nesta primeira semana útil do ano, o deputado Marcus Pestana abriu sua pré-campanha ao governo do estado, depois de seguir conselho do senador Aécio Neves para não cuidar desse projeto ainda em 2013. Ele está confiante em que o PSDB, partido que preside em Minas, não pode deixar de ter candidato próprio na sucessão de Anastasia.
Tragédias
Uma inversão nas estatísticas dos acidentes automobilísticos de virada de ano: o álcool consumido em excesso pelos motoristas cedeu lugar ao excesso de imprudência. Pelo menos foi o que se constatou em algumas das grandes rodovias federais. Contudo, não há como negar méritos à Lei Seca.
Recorde
O carnaval deste ano na cidade, que terá antecipado o desfile das entidades, já registra um recorde. O número de candidatas ao título de rainha chegou a 13, enquanto é bem menor a aspiração dos que pretendem ser rei momo. Estes são apenas quatro.
As candidatas serão oficialmente apresentadas na escadaria do Teatro Central na sexta-feira, entre 11 e 13 horas. A eleição, na noite do dia seguinte, será na quadra do Turunas.
Ficando
Ex-secretário de Administração, Vitor Valverde, que está passando a presidência municipal do PDT para o ex-vereador Antônio Zaidan, deixa o cargo, mas não deixa a política. Promete participar ativamente da campanha eleitoral deste ano, sem sair de Belo Horizonte, onde hoje integra a assessoria do prefeito Márcio Lacerda.
Uma suspeita
A informação do comando do PSB de que o partido vai para a disputa presidencial com chapa "pura" - Eduardo Campos e Marina Silva - sem composição com outras legendas, o que é ineditismo, parece confirmar que o governador de Pernambuco trabalha mesmo para uma proveitosa aliança com o PT e com o projeto de reeleição de dona Dilma.
Da tradição
Reflexão ouvida entre empresários, sem se excluírem de uma cota de responsabilidade. A cidade sempre trabalha arduamente para viabilizar seus mais importantes projetos, mas, depois de torná-los realidade, deixa as obras no ostracismo, sem o aproveitamento desejado. Tal como o estádio municipal, a BR-267, que não estreitou suficientemente as relações com o Sul de Minas, e, mais recentemente, o Expominas...
quinta-feira, 2 de janeiro de 2014
Propostas
O novo ano mal começou e as lideranças do empresariado paulista já se movimentam para levar suas postulações aos candidatos à presidência da República; aqueles que hoje nada mais são que pré-candidatos, mas podem se comprometer antecipadamente. Confirmou-se nesta noite que, animada pelos paulistas, a Confederação Nacional da Indústria elaborou 43 projetos básicos. Não há informações sobre o encaminhamento da matéria.
Abono
Os vereadores já têm um primeiro tema para sua pauta de janeiro. O prefeito Bruno Siqueira encaminhou à Câmara projeto, acompanhado de mensagem, propondo abono especial de R$ 82,00 para cada servidor nos meses de janeiro, a partir deste 2014. Não há previsão de resistência à proposta.
Sem jovens
Pesquisa divulgada hoje pelo jornal “Estado de Minas” junto a todos os partidos políticos aptos a participar da campanha eleitoral deste ano indicou a pobreza da presença de jovens nas áreas de liderança. Algumas legendas afirmam que, tendo dirigentes na faixa de 29 a 35 anos, contemplam a juventude, o que não é explicação confiável.
Campanha
Outras pesquisas, baseadas principalmente em São Paulo, indicam que a redução da maioridade penal e o voto facultativo já têm garantia de presença no debate político-eleitoral deste ano, principalmente na internet.
Ainda sobre pesquisas: as que são realizadas desde ontem têm de cumprir a exigência de registro em cartório eleitoral. As que se realizarão a partir de 10 de julho deverão contar com os nomes de todos os candidatos ao cargo eletivo, sem preferências quanto a partidos.
Em trânsito
Tendo mais de 200 mil eleitores, Juiz de Fora terá a faculdade, neste ano, de receber os votos em trânsito, isto é, os cidadãos que no dia 5 de outubro estiverem fora de sua jurisdição. Contudo, isso só se refere aos candidatos à presidente da República.
Expectativa
Depois de cinco anos de muito debaterem e avaliarem benefícios e prejuízos, as escolas de samba da cidade conseguiram antecipar o seu desfile no próximo carnaval, o que se dará uma semana antes do calendário oficial. Há uma grande expectativa, a começar pelo efeito do principal objetivo, que é afastar o desfile local da grande apresentação das escolas do Rio de Janeiro. Nossos carnavalescos escapam, assim, da terrível comparação.
Assinar:
Postagens (Atom)