Eleição 2024 em pauta (XLVI)
Morador de rua
A deputada Ione Barbosa mostrou, em vídeo, um périplo por locais do centro da cidade, a partir do largo do Riachuelo, para descrever como vivem as pessoas em situação de rua. Analisa as causas que levam pessoas a viverem assim, mas, como pré-candidata à prefeitura, também desenvolve uma narrativa de denúncia e descaso da atual administração municipal. Para ela, o atual serviço de proteção social não funciona, tendo em vista a demanda imposta pelo crescimento do número de pessoas nas ruas.
Como deputada, prometeu inserir no orçamento da União de 2024 algum recurso para o atendimento desse segmento, destinando valores para entidades de assistência social e para a prefeitura mitigar o problema.
Por outro lado, informa que está desenvolvendo um plano apoiada por técnicos da área social, com vistas à retirada das pessoas da rua, pois trata-se de uma situação que pode se agravar a tal ponto de trazer insegurança para toda a população .
Partidos fundidos
O Tribunal Superior Eleitoral aprovou a criação do PRD – Partido de Renovação Democrática, que resulta da fusão do Partido Trabalhista Brasileiro com o Patriotas. Como ficaria a nova sigla em Juiz de Fora? Em 2020, tanto o PTB como o Patriotas elegeram um vereador cada: respectivamente, Mello Casal e Júlio Rossignoli. Mas já não estão mais lá, pois Mello foi para o PL, enquanto Rossignoli filiou-se ao PP em 2022, para ser candidato a deputado. Há quem assegure que Mello permanecerá no PL, mas há uma janela partidária aberta até março do próximo ano.
Aviso importante
O eleitor não pode deixar para a última hora as pendências com a Justiça Eleitoral. O cadastro para as próximas eleições municipais vai até o dia 8 de maio, sabendo-se que a falta de um atualizado trouxe, no passado, distorções nos dados sobre cada pleito. Com o registro biométrico os dados ficaram mais fidedignos.
Tome-se um exemplo: o caso das abstenções de votantes, o que nem sempre retratava o número de faltosos propositais, mas dados desatualizados de falecidos ou pessoas que mudaram de domicílio, entre outros motivos.
Conferência
O presidente Lula, 13 ministros e lideranças do PT vão discutir estratégias para as eleições municipais de 2024, numa grande conferência do partido agendada para 8 e 9 de dezembro, em Brasília.
Segundo Guilherme Balza (GloboNews) serão várias mesas de debates, e chama a atenção a palestra com o tema evangélicos, segmento do qual o PT quer se aproximar. São esperados até 2.000 participantes petistas, dentre eles parlamentares, prefeitos e vereadores procedentes de todo o país.
O objetivo é traçar o plano para a atuação do partido nas eleições. A direção partidária quer a unificação das ações na campanha, de forma que haja a defesa do governo Lula, tendo em vista seu projeto de reeleição em 2026.
Fundo Eleitoral
Comissão Mista de Orçamento aprovou uma resolução com mudança no fundo eleitoral, estimando valor para quase R$ 5 bilhões. Em participação na rádio CBN, a jornalista Vera Magalhães questionou a razão de equiparar o valor das eleições municipais com as gerais de 2022.
Apesar de a quantia do fundo originar-se de emendas das bancadas, o valor está superestimado. Em 2024 serão eleitos vereadores e prefeito em cada um dos 5.568 municípios, e na maioria deles os custos de campanha são mínimos.
A expectativa é de que haja forte reação da sociedade, de forma que a proposta exorbitante não seja inserida no orçamento da União para 2024.
Perseguição
A deputada Ione Barbosa juntou sua voz à de várias outras parlamentares mineiras que denunciam perseguição, incompreensão e má vontade do machismo contra as mulheres, quando se encontram em atividades políticas. Diz ela que já tinha experimentado essa inconveniência no ano em que disputou a prefeitura. Ameaças e deboches são o mais frequente.
A família Penido, uma das mais ilustres de Juiz de Fora, teve sua principal residência no solar da esquina de Rio Branco com Oscar Vidal, que não resistiu à chegada da explosão imobiliária, embora não faltassem vozes que recomendassem o tombamento do imóvel. Ele estava ligado a muitas figuras ilustres, entre as quais João Nogueira Penido e João Penido Filho, ambos representantes de Minas na Câmara e no Senado. Também foi ali que Fernando Lobo, ministro da recém-proclamada República, discutiu a redação de algumas das primeiras instruções eleitorais no governo Floriano Peixoto. No mesmo casarão, Penido e seu primo Antônio Carlos acertaram a fundação do Diário Mercantil, em 1912.
Nenhum comentário:
Postar um comentário