Interessante o programa transmitido no fim de semana pela TV Canção Nova sobre dificuldades e perspectivas para a identidade entre os agentes políticos e seus representados. Numa troca de ideias entre um teólogo respeitado, frei Antônio Moser, e o cientista político Sabino Fleury, concluiu-se que, ainda que sejam muitos os problemas e o aceno do desânimo, é bom acreditar que nossa democracia representativa vai melhorar.
Para o frei, certamente que um desafios é superar a ausência da intermediação. Ele se refere à inexistência de entidades que possam exercer a ligação entre os eleitores e os agentes políticos, que geralmente se afastam quando terminam as eleições.
O professor Fleury joga mais na capacidade de mobilização da juventude para interromper o processo de crescente desinteresse do brasileiro pela política, que há cinco anos foi detectado em 70% e agora subiu para 75%. Segundo ele, uma iniciativa que deve ser imitada é a da Assembleia de Minas, que criou o Parlamento Jovem.
Formalidade
O Partido Verde cumpre, nesta semana, junto ao Tribunal Regional Eleitoral, as últimas formalidades para sua nova comissão provisória em Juiz de Fora. A direção vai ficar com Sidnei Scalioni. Logo o partido começa a tratar das candidaturas a vereador, já com a certeza de que não faltarão pretendentes. Não só no PV, mas em quase todos os partidos os pré-candidatos são muitos, desde agora.
Homenagens
Acumulam-se as homenagens à memória do ex-senador Itamar Franco, além da apresentação, pela Universidade, do projeto do memorial que terá seu nome. Hoje, às 19h, na igreja de Santa Teresinha, é celebrada missa pela passagem do trigésimo dia de seu falecimento. No dia 10, o Senado realiza sessão solene em sua memória e, no dia seguinte, também em Brasília, a Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil vai homenageá-lo.
Bom humor
Importando o bom humor dos cariocas, que são especialistas na matéria, os brasilienses andam dizendo que, do jeito como as coisas andam no Ministério dos Transportes, onde 20 foram demitidos sob acusação de corrupção, a presidente Dilma faria bem se mudasse o nome do DNIT para DMIT...
Na Assembleia
Com a previsão dos deputados de que será possível aumentar a produtividade em relação ao primeiro semestre, a Assembleia entra, nesta terça-feira, na pauta dos poucos projetos que passaram pelas comissões.
Já em Belo Horizonte, o deputado Bruno Siqueira, que chegou de Paris na semana passada, depois de ter sido surpreendido por um cálculo renal, quando ainda se encontrava a bordo.
Motobob
Ontem à tarde, no Cascatinha, reconhecido por poucos, estava o ex-deputado Roberto Jefferson, a quem se ficou devendo vir a furo o tumor do mensalão, embora isso também lhe custasse o mandato. Desta vez, com todos os apetrechos dos motoqueiros, ele e os companheiros de equipe pararam para abastecer. Sua máquina, uma Harley Madison. Vinham de Brasília, em uma longa viagem rumo ao Rio.
Jefferson, que continua filiado ao PTB, ainda não tem definido seu futuro político. Provavelmente sem incluir Juiz de Fora, onde os que foram por ele ajudados estão fora de cena.
(( publicado também na edição de hoje do TER NOTÍCIAS ))
Nenhum comentário:
Postar um comentário