sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Mobilização

Com vistas ao ano eleitoral que vai se aproximando, o primeiro dado que se oferece ao quadro político foi o encerramento da temporada das filiações partidárias para quem alimenta pretensão de concorrer. Tratando-se de candidatos, quem está dentro não pode mais sair, quem está fora não entra mais. O eleitorado tem de se haver com o que está aí.
Isto posto, o passo seguinte é naturalmente confiado aos partidos, que ficam devendo à cidade ampla discussão sobre o que têm a oferece; as propostas que julgam de interesse para a população, e como haverão de cobrar de seus agentes, futuros eleitos, o cumprimento do que ficar definido numa linha de prioridades. Nesse ponto, as entidades de representação têm o dever de contribuir com os partidos, deixando de ser meras assistentes.
Roteiro mineiro
Na segunda-feira a presidente Dilma retorna a Minas, desta vez para a inauguração de uma unidade industrial em Araguari. Cada vez mais evidente que ela elegeu Minas como ponto capital para sua campanha rumo à reeleição, tentando esvaziar um possível concorrente no terreno dele, o senador Aécio Neves.
E Juiz de Fora, quando entra no seu roteiro? É possível que ela venha dia 28 para ver obras no campus da UFJF.
Mandato
O empresário Domingos Frederico iniciou, nesta semana, seu quarto mandato como presidente do Sindicato Rural de Juiz de Fora. Nesse passo segue as pegadas do pai, Francisco Frederico, que dirigiu a entidade por vários anos na década de 70 do século passado.
Agrônomos
Há 80 anos, em 12 de outubro, o presidente Getúlio Vargas regulamentava a profissão de engenheiro agrônomo. Poucas categorias profissionais têm tanto a ver com o desenvolvimento nacional, mas nunca suficientemente prestigiada e requisitada num País com tamanhas dimensões para plantar e colher.
Ao calendário
O 12 de outubro é um dos mais ricos do calendário civil brasileiro. Dia da Padroeira Aparecida, da Leitura, do Cirurgião Pediátrico, da América, do Corretor de Seguros, do Mar. O Dia das Crianças entrou no calendário em 1924, mas só nas quatro décadas seguintes é que o comércio descobriu um jeito de ganhar dinheiro com ele.
A primeira
É quase certo que será inaugurada antes do Natal a primeira das novas pontes que a prefeitura está construindo sobre o Rio Paraibuna com recursos do governo federal, ligando as faixas da Avenida Brasil, próximo à MRS. A ponte terá o nome de Wilson Jabour Júnior, advogado e intelectual falecido este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário