Eleição 2024 em pauta ( XIII )
1 - Domingo, no almoço que comemorou os 87 anos do empresário Ibrahim El-Kouri, ícone da colônia libanesa, presentes muitos políticos, entre os quais o ex-deputado Danilo de Castro, que conserva grande prestígio na região. Também o ex-prefeito Custódio Matos, de raras aparições em público, e os ex-vice-prefeitos José Natalino e João César Novais.
2 – Alguns tucanos elaboravam interessantes conjecturas sobre os problemas que se acumulam em torno do presidente Lula, e o que o futuro pode estar reservando ao vice Geraldo Alkmin.
3 – À mesa em que eram numerosos os políticos, o ex-deputado Isauro Calais, que, quando presidente da Câmara foi prefeito por algumas horas, disse que vem intensificando gestões para viabilizar sua candidatura, com o plano de voltar ao cargo por onde passou de relâmpago.
4 - João César, presidente do MDB, confirmou que o partido trabalha para retomar pernas próprias na disputa da prefeitura. Não fala sobre nomes, dos que vão se filiar nem dos possíveis cogitados para a sucessão municipal.
5
- A secretária estadual de Desenvolvimento Social, Beth Jucá,
postou em rede social sobre um evento de sua pasta. Assim estava
escrito:
"Estive em Itinga, no Vale do Jequitinhonha, acompanhando o governador Romeu Zema em lançamento de programa de inclusão social para a região. Experiências como essas são raras. A gente quer muito mais mulheres empreendedoras, gerando renda e chamando outras mulheres, para trabalhar, empreender e conquistar o que quiserem."
6 - Reconhecida como gestora pública em cargos municipais, como servidora de carreira, ela foi secretária municipal de Saúde, embora não fosse profissional da área. Já acontecem especulações de que seria um nome para disputar a PJF, com apoio do governador Zema.
7 – Ausência lembrada na visita do governador Zema à cidade, sexta-feira passada, quando se inaugurou a restauração do solar Vale Amado, era a prefeita Margarida, que, como deputada federal, havia pedido a realização daquela obra. Era governador Fernando Pimentel (PT), que não deu bolas para o pedido.
Observadores políticos, analisando o fato, concluíram que a ausência evitou constrangimentos para ambos, em uma conjuntura política conflituosa.
8- Na solenidade de entrega da obra, a deputada federal Ione Barbosa, outra prefeitável, quis ser fotografar com o governador Zema, num momento simbólico para JF. E, em rede social, agradeceu a realização da obra.
9 - Wilson Rezato ressurgiu naquele evento simbólico para Juiz de Fora. Posou para foto ao lado do governador, como se faz com correligionário pretendente a cargo público. Rezato sinaliza que não afastou definitivamente o projeto de candidato a prefeito. Os sinais são eloquentes.
10 – As relações cada vez mais próximas e os elogios mútuos levam alguns a admitir que estão em curso preparativos para uma aliança entre os governadores Tarcísio e Zema, com vistas a 2026. Ano que, coincidentemente, marca o centenário do famoso Café com Leite, com o revezamento na Presidência da República, que deu a Minas e São Paulo a mais sólida hegemonia política da Velha República.
Em 13 de junho de 1897 fundava-se a Associação Comercial, em prédio alugado na rua Halfeld. No ato de inauguração, Ubaldo Tavares Bastos sugeriu que a entidade criasse também um partido político, mas a sugestão não foi aceita, porque, “mais cedo ou mais tarde o partido traria discórdia entre os sócios”. Ainda assim, mesmo sem manifestações formais e oficiais, a Associação sempre procurou influir em favor de candidatos conservadores.