quarta-feira, 9 de agosto de 2023

 

Eleição 2024 em pauta ( XXXII)

1- Pela rede social, o vereador Sargento Melo convida seguidores para evento regional do PL, dia 26, quando fará filiação a esse partido, o mesmo do ex-presidente Bolsonaro. Ele foi eleito pelo PTB, e antecipa a mudança partidária, uma vez que a 'janela partidária', será em março próximo.

Mello é um político de direita, ferrenho opositor da prefeita Margarida. Há quem ache que ele será candidato a prefeito. A conferir.

2 – O que tem circulado, com frequência, nas conversas entre emedebistas, é que o grupo do ex-prefeito Tarcísio Delgado continua inflando projeto político que culminaria com o lançamento do ex-deputado Júlio Delgado à prefeitura. Mas tudo ainda em fase de ensaio.

3 - Vereador Marlon Siqueira (PP) questionou a prefeitura: por que não pintar as ciclovias?, considerando que, há uma semana, foram revitalizadas as faixas de pedestres da Rio Branco, medida que considerou acertada; mas, de novo, os ciclistas ficaram de fora.

A sinalização indica a preferência dos ciclistas na retenção de vias movimentadas, o que garante mais segurança no trânsito. O vereador concluiu o protesto informando que já havia solicitado o serviço à prefeitura.

Marlon está no segundo mandato de vereador. Foi o primeiro líder da Administração Margarida. Agora, há notícia de bastidores informando sua saída do Partido Progressista (PP), com retorno ao MDB no ano que vem.

4 – Tão importante como continuar no comando do MDB de Minas, reeleito nesta semana, o deputado Newton Cardoso tornou-se secretário-geral do diretório nacional.

Sobre a convenção do partido, ocorrida no sábado passado, os grupos que rivalizavam internamente resolveram, consensualmente, fazer chapa única para o diretório, comissão executiva e demais cargos e funções. Com isso, foi possível a recondução do deputado para presidente por mais um mandato no MDB/MG.

5 - Em sua fala, o presidente reeleito deu o tom da disposição para as próximas eleições:

O MDB se credencia para lançar o maior número de candidatos a prefeitos ano que vem, bem como chapas fortes de vereadores. Considerando que, sem dúvida, a prefeitura de Belo Horizonte é uma meta alcançável para que o MDB retorne à prefeitura da capital depois de quase 35 anos”.

Nos bastidores do partido, na cidade, circula uma notícia que o médico João César Novais (presidente do MDB/JF) tem interesse em ser o candidato a prefeito, e articula bastante para viabilizar sua candidatura.

6- O ex-vereador José Sóter Figueiroa, que ocupava uma das vice-presidências no mandato partidário anterior, agora é um dos delegados à convenção nacional e membro do diretório estadual.

7 - Deputada Ione Barbosa usou de redes sociais para esclarecer seu posicionamento favorável à ação da PM paulista no Guarujá, que resultou em 16 mortes de suspeitos de crimes, após a morte de um soldado. que desencadeou a ação policial criticada pela imprensa. A deputada lembrou que é uma policial, e considera que os policiais que praticaram as mortes de supostos criminosos agiram proporcionalmente à violência que sofreram.

8 – A presidente da executiva nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, estará em Belo Horizonte no mês que vem. Participa, dia 2, de plenária da legenda que deve oficializar o candidato à prefeitura. Expectativa da militância é que o candidato seja mesmo definido até naquela data.

Favorito é o deputado federal Rogério Correia, mas as deputadas estaduais Beatriz Cerqueira e Macaé Evaristo também são cogitadas.

Em julho, houve encontro das federações PT/PCdoB/PV e Psol/Rede na capital para uma primeira aproximação. Os petistas também se aproximaram do PSB, recentemente.

9 - Charlles Evangelista é pré-candidato a prefeito pelo Partido Progressista, segundo a imprensa local. Ele já foi vereador e deputado federal. Filho do ex-vereador Chico Evangelista, mantém relacionamento com a deputada Sheila Oliveira (PL). Eleito deputado federal em 2018 pelo extinto PSL, atual União Brasil, na onda que elegeu Bolsonaro presidente da República. Também foi eleito presidente do PSL/MG. Atualmente está filiado ao PP, que foi seu partido quando exercia o mandato de vereador.


Noticiou-se, meses atrás, a possível filiação de Evangelista no PR, mas o assunto não prosperou. A filiação dele traz tranquilidade aos candidatos a vereador, pois, quando se tem candidato a prefeito, a legenda ganha força, e repercute na melhor votação para a chapa de vereadores.


10 - Outro dado importante é o fato de o PP ser o partido do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que poderá prestar apoio à candidatura local.

Charlles é político de direita e já está utilizando suas redes sociais para criticar a administração da prefeita Margarida Salomão. Em vídeo publicado no Facebook trouxe denúncias do atendimento ruim no HPS e nas UBS dos bairros, e aproveitou a oportunidade para citar uma lista de atos da atual prefeita que considera errados, tais como desperdício de dinheiro público na reforma da Praça Antônio Carlos, contratação de pessoal aliado político e compra de arroz do MST.

11 - O colunista do UOL José Roberto de Toledo avaliou, durante participação no programa Análise da Notícia, que as eleições municipais de 2024 serão de continuidade, com alta taxa de reeleição de prefeitos.

Os cronistas da história continuam devendo as biografias de João Nogueira Penido e João Penido Filho, cuja expressão política foi muito além da cidade, com reconhecimento em outros estados.

O filho (1862-1945), deputado federal em várias legislaturas, entre outras obras construiu a Sociedade de Medicina e Cirurgia, foi o autor do Projeto 645, de 1921, determinando o alistamento eleitoral das mulheres, um pioneirismo que não conseguiu vencer o conservadorismo da época.

João Penido pai, (1822-1901) que presidiu a Câmara Municipal, e deixou sua imensa fortuna para a Santa Casa, também deputado federal, foi autor do projeto tornando crime o açoite aplicado aos escravos, ideia que Joaquim Nabuco acabou tomando para si.


Nenhum comentário:

Postar um comentário