sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

 


Eleição 2024 entra em pauta


(( Esta é uma nova página, que será publicada nas quintas-feiras ))


Sem tardar, neste janeiro de 2023 já começam conversas entre personagens da política de Juiz de Fora, com vistas ao próximo ano. Portanto, a eleição de prefeito e vereadores vai tomando parte no planejamento político. Pelo que se ouve em contatos preliminares, quase todos os candidatos bem colocados em 2020 devem estar na disputa novamente. Tem-se como certo que a prefeita Margarida Salomão (PT) será candidata à reeleição.

2 - O empresário Wilson Rezato (PSB), que disputou o segundo turno com Margarida, diz para amigos que vai concorrer (terceira vez), mas está à procura de um outro partido. Rezato acaba de fazer campanha para o governador Zema e para o presidente Bolsonaro, em desacordo com deliberação do PSB nacional, que apoiou o presidente eleito Lula, e que tem Alckmin como seu vice, que é do PSB.

3 -deputado federal eleita Ione Barbosa (Avante), que ficou em terceiro lugar na última eleição municipal, está sendo convencida a entra na disputa, bem como deputada estadual reeleita Sheila Oliveira (PL), que pretende lançar-se de novo.

4- Ainda sobre Rezato. O empresário é ligado a Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Senado, que poderá interceder para ele ter essa legenda, e disputar a prefeitura. Outro dado a considerar: os Delgados (Tarcísio e Júlio) não são mais aliados do empresário, pois trilharam caminhos diferentes em 2022.

5 - Tarcísio apoiou Lula com bastante determinação, manifestando-se através de rede social. O deputado Júlio Delgado (PV), embora bem votado, ficou na terceira suplência da federação PT-Pc do B - PV. Dificilmente assumirá o mandato nos próximos dois anos. Vai depender da eleição municipal. Caso deputados com mandato se elejam prefeito, poderá ter alguma chance. Aliás, especula-se uma eventual candidatura dele para prefeito. Porém, seria por outro partido, pois o PV está na Federação junto com o PT, que terá na reeleição de Margarida o objetivo prioritário. Outra especulação seria o retorno dos Delgados para o velho MDB.

6Há um grupo de empresários e liberais, notadamente nas áreas de construção civil e advocacia, procurando ampliar a ideia de renovação nos quadros políticos da cidade. Citam-se nomes para a prefeitura. Um deles é Valério Ribeiro, que nesta semana chega de uma viagem à Rússia. Ele atua nas das áreas citadas, comandando empresas em vários estados.

7- Tomou posse na presidência da Câmara o engenheiro vereador José Márcio ( Garotinho, PP). Chega ao cargo quando exerce o terceiro mandato no Legislativo municipal. Seu antecessor foi o vereador Juraci Scheffer (PT). A mudança não deve trazer qualquer transtorno político para a prefeita, pois o PV faz parte da federação junto com o PT e o PC do B; e continuam aliados para a eleição de 2024. A solenidade foi muito prestigiada, com a presença de políticos, empresários e demais lideranças da sociedade juiz-forana.


(( No dia 5 de janeiro de 1946 a cidade estava de luto, com a morte, no Rio de Janeiro, de Antônio Carlos Andrada. Apenas cinco de Juiz de Fora governaram Minas. Foi um deles. Aqui, presidiu a Câmara, foi Agente Executivo, além de líder político da Revolução de 30. 0 médico que o assistiu, à cabeceira, nas horas finais, foi Pedro Nava. A morte havia cuidado de aproximar duas das maiores figuras da cidade em todos os tempos )).

Nenhum comentário:

Postar um comentário