segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Via popular

A experiência que se extrai de numerosas e fracassadas tentativas de tirar a reforma política das gavetas do Congresso vai contribuindo para se considerar que o caminho que resta é a iniciativa popular, tal como se deu com a Lei da Ficha Limpa. A deputada Margarida Salomão também vê aí o caminho, mesmo que a trajetória seja mais demorada.
Explicando
Em Belo Horizonte, o presidente estadual do PSDB, Marcus Pestana, que também defende a necessidade de alternativas para se viabilizar a reforma política, lamenta constatar que os partidos tenham perdido sua expressão no Congresso. O comentário coincidiu com a divulgação de pesquisa do Ibope, na qual se revela que 56% dos brasileiros se confessam apartidários.
Individualismo
A consequência é natural: quando os partidos perdem expressão, o que os substitui, sempre em detrimento da democracia, é o individualismo dos filiados detentores de mandato. Não é outra coisa o que tem revelado a realidade da política brasileira.
Em campanha
A começar por Juiz de Fora, o prefeito de Barbacena, Antônio Andrada, abre campanha junto aos seus colegas para entrar na disputa da presidência da Associação Mineira de Municípios. O problema de Andrada e de quem mais se dispuser a disputar é que a AMM perdeu força e prestígio no interior.
Algema
Nada menos de 14.000 internautas acabam de eleger o ex-presidente Lula para receber a Algema de Ouro, anualmente concedida aos que mais se distinguiram em defesa da corrupção. Teve 65% dos votos, superando Demóstenes Torres e Carlinhos Cachoeira.
Capacete
É assusto que começa a ser tratado com interesse em áreas governamentais: a proibição do uso de capacete pelos condutores de motos, como forma de facilitar sua identificação nos assaltos. As motos têm ajudado muito os bandidos, por ser um veículo capaz de escapar facilmente. Há cidades já adotando a novidade, mesmo sob protesto dos que veem no capacete um equipamento indispensável em caso de acidente.
Volta de Marina
Depois de passar por Belo Horizonte, onde deixou o ex-deputado José Fernando como referência regional de seus contatos para a formação de um novo partido, a ex-senadora Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima deve voltar a Juiz de Fora, onde em 2010, como candidata a presidente, ficou em segundo lugar, com 87.358 (30%) dos votos. Para ela, José Elias Valério criou aqui um centro cultural. Só que agora Valério faz parte da administração do prefeito Bruno.
Por que o novo?
Por que um novo partido? Na verdade, Marina o prefere a ter de lutar em um dos já existentes, pois no Brasil eles têm dono ou um pequeno grupo de donos. O problema é que, a persistir a prática, a tendência é continuar crescente o número de siglas rumo ao infinito. Vereadora de Maceió, Heloísa Helena, ex-candidata a presidente, está no projeto de Marina. Ora, com duas lideranças femininas desse porte pode até acontecer chapa pura para 2014, mas a história demonstra que onde há lideranças fortes coabitando o mesmo espaço a dissidência é certa.
Nome do vice
Há questões que, aos poucos, vão se ajustando ao processo da sucessão do governador no próximo ano. São as primeiras peças de um longo jogo, embora tudo o que se conhecer agora esteja sujeito a mudança radicais. O primeiro pré-candidato que surge é atual vice, Alberto Pinto Coelho, fortalecido se assumir o governo nos seis meses da desincompatibilização do governador Anastasia, que seria candidato ao Senado. O que se diz é que Pinto Coelho terá como candidato a vice um político da Zona da Mata.
Outras opções
O PSDB, mesmo que longe de montar seu esquema, sabe que tem em Marcus Pestana um nome preparado. Mas, há quem considere que os tucanos podem acabar cedendo a governadoria para o PSB, em nome de uma aliança nacional em torno de Aécio Neves, o que naturalmente tornaria o deputado candidato a vice. E, por falar em naturalmente: o papel estratégico da Zona da Mata também pode induzir o PT a completar a chapa de Fernando Pimentel com um nome da região. Nesse caso, o primeiro convite seria levado à deputada Margarida Salomão.
(( publicado também na edição desta terça-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário