terça-feira, 5 de junho de 2012

Com os jovens

Está marcada para o dia 16 a reunião da executiva municipal do PPS que anunciará a criação do núcleo jovem do partido, mas ainda não foi divulgado o nome de seu coordenador. O JPS, que é como se denominará o núcleo, já tem programada a sua primeira atividade: vai recolher nas ruas adesão de populares à Proposta de Emenda Constitucional que fixa em 10% do PIB nacional os investimentos na área de saúde. Sem data marcada para acontecer, o partido também planeja criar o PPS Mulher.
Maioridade
Há nove meses, os senadores se assustaram com a pesquisa nacional patrocinada pela mesa diretora, que indicou o desejo de 90% dos cidadãos de reduzir de 18 para 16 anos a maioridade penal dos brasileiros, de forma que os jovens bandidos, muito bem escolados no crime, não se sintam mais blindados por serem “de menor”. Muitos congressistas achavam que a sociedade continuava afagando a rapaziada que mata, rouba, sequestra e estupra, o que já não mais retrata a realidade. Tamanha manifestação não foi suficiente para estimular o Senado a enfrentar o problema.
Chapa completa
A executiva municipal do PMDB decidiu, ontem, por 6 contra 3 (estes da facção do ex-prefeito Tarcísio Delgado) confirmar os 29 nomes que vão compor da chapa de candidatos a vereador a ser referendada em convenção, no próximo domingo. Os convencionais votarão na sede do partido entre 9 e 13h. Outra decisão é que a executiva se encarregará de discutir com o candidato a prefeito a escolha do vice. Se resultar esse nome da aliança com outro partido a convenção do partido ficará aberta até a definição.
Otimismo
Em meio à expectativa que cerca a reunião de hoje entre representantes das duas facções em que se divide o PMDB não falta o concurso de otimistas, que ainda acreditam na possibilidade de pacificação. Mas é esperança de muito poucos.
Influência
Na certeza de que a internet vai acentuar sua influência junto aos eleitores, surgem novos e poderosos instrumentos de reflexão e debate. E, com isso, certamente uma maior presença dos setores organizados, com capacidade de mobilização, que, não raro, até deixam de lado os partidos e lançam suas ideias por via direta. As donas de casa, os ambientalistas e os homossexuais, entre muitos outros são exemplos evidentes.
Diferentemente
Recorro à coluna de 6 de junho de 2011. Passado um ano, as coisas podem estar bem diferentes: “Na eleição de 2012 vai se ferir a preliminar do plano presidencial de Aécio Neves. Criada essa nova situação, com o senador liderando, imagina-se que no caso de Juiz de Fora PSDB, PMDB e PSB possam se entender para indicar como candidato a prefeito aquele que, entre os nomes dos três partidos, tiver melhor desempenho nas pesquisas”.
Para depois
Em uma das mais importantes decisões tomadas nos últimos meses, o Partido dos Trabalhadores, reunido em Brasília, decidiu propor, no conjunto das reformas do seu estatuto, limites para a reeleição, de forma que vereadores e deputados só poderiam exercer três mandatos e dois para os senadores. Revela-se nessa proposta a preocupação com a renovação dos quadros, necessária não apenas na legenda petista, mas em todos os partidos. O assunto não prosperou e é outro destinado a esperar que passe o outubro das eleições.
Debandada
Ontem, em Brasília, o Congresso andava ligeiro para enxugar e apressar a pauta das votações inadiáveis, por causa do feriado de amanhã. Coincidindo com uma quinta-feira, os parlamentares não resistem à tentação de esticá-lo até domingo. Os feriados têm o poder de espantar deputados, senadores e altos funcionários, que odeiam a solidão do Planalto.
((publicado na edição desta quarta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário