domingo, 24 de junho de 2012

Fartura 1

Cada vez que o Tribunal Superior Eleitoral concede registro a um novo partido, aumenta o desânimo de quem tem na conta do excesso de legendas um dos problemas da deterioração da representação popular, principalmente pelo fato de que com esse excesso aumenta o poder de tráfico no processo eleitoral, além de ficar gravemente comprometida a autenticidade das alianças . Outro não é agora o sentimento, quando o TSE faz subir para 30 o número de siglas, com o registro do Partido Ecológico, criação de uma família do interior de São Paulo, sem expressão nacional.
Fartura 2
Se os candidatos a prefeitos se pautassem pelo que se fala nas ruas sobre os vices que lhes são atribuídos, seu problema não seria mais a escolha do ideal, mas a filtragem, tal a quantidade de nomes que circulam. Se são três os candidatos a prefeito, circulam uns cinco para cada um deles. Seja como for, estamos nas últimas horas de especulação, pois as convenções têm de proclamar os candidatos até o próximo sábado. .
PPS em casa
O diretório municipal do PPS confirmou a transferência da data de sua convenção. Seria ontem, mas ficou para o sábado, 30, aproveitando o último dia de prazo para indicar seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. Os convencionais estarão reunidos na própria sede do partido, diferentemente de outros integrantes da base de apoio ao governador, que terão suas convenções no mesmo dia e hora, mas no Fórum. Ainda que tido como integrante do esquema partidário que apoiará Custódio, o PPS preferiu esperar os acontecimentos da semana e possíveis novidades.
Preferencial
Entre políticos de Belo Horizonte, comenta-se que o senador Aécio Neves, ao desenhar seu projeto de eleição presidencial, precisa apostar em duas candidaturas nos municípios relevantes, eleitoralmente. Assim parece acontecer em BH, e também em JF, onde o plano A é a candidatura de Custódio Mattos.
Imigração
Sob o comando do prefeito Raul Salles foi aberto, na sexta-feira, em Pequeri, o programa preparatório da festa cultural Carnevale, que é uma das importantes da comunidade mineira. Na Escola Waldomiro de Magalhães Pinto o historiador Júlio César Vanni fez palestra sob o tema “Imigração italiana na história de Pequeri, seguindo-se apresentação do grupo de arte Tarantolato, da Casa D'Itália, de Juiz de Fora. O prefeito Raul informou que o Carnevale, nos dias 6, 7 e 8 de setembro, vai marcar os 133 anos da imigração italiana na cidade. Ele é e um entusiasta da preservação das tradições locais. Uma delas é o desfile das famílias, o que vai acontecer em 8 de setembro.
Filtro das emendas
O deputado Marcus Pestana, que no sábado estará em Juiz de Fora para participar da convenção municipal do PSDB, começa a trabalhar hoje em uma outra função: ele é o novo coordenador do Comitê de Emendas do Orçamento 2013, grupo que analisa a admissibilidade das emendas à lei orçamentária. É uma atividade que pode, a um só tempo, conferir prestígio e dificuldades nas relações com os deputados que tiverem suas iniciativas não admitidas, até porque ele considera que é preciso “trabalhar no sentido de dar mais transparência às contas públicas e impedir barganhas políticas em torno das ações parlamentares”. No fundo, a proposta é impedir que o governo ganhe apoio de deputados e senadores em troca da liberação de emendas.
PSC em convenção
Hoje, às 19 horas, o Partido Social Cristão (PSC) realiza, em sua sede, a convenção municipal para a indicação de seus candidatos a vereador. Não se informou sobre o candidato a prefeito, mas as expectativas giram em torno do Custódio Mattos. É a oportunidade em que também será decidida a possibilidade de celebrar coligação com outras legendas. O diretório funciona na Avenida Barão do Rio Branco, 789. ( publicado na edição desta segunda-feira do TER NOTÍCIAS )

Nenhum comentário:

Postar um comentário