quarta-feira, 27 de junho de 2012

Quem é quem?

É preciso esperar que passe o sábado, com todas as convenções encerradas e as candidaturas sacramentadas, para se saber como será exatamente o jogo político que precede as próximas eleições. Porque as decisões das convenções nem sempre refletem unanimidade. São decisões formais, o que não significa que funcionarão na prática. É o que ocorre principalmente entre candidatos a vereador: os nomes que ajudaram a aprovar não seriam os que receberão efetivamente seu apoio. Pesam nesse caso conveniências ditadas nos redutos, como também a expectativa de performance do candidato a prefeito: quando nos bairros se percebe muita resistência em relação ao candidato a prefeito, o vereador passa a se preocupar apenas com sua sorte. Que cada qual cuide do seu enterro, que o impossível não há, já havia ensinado Jorge Amado, em Quincas Berro D'Água. Então ele nega empenho na campanha de prefeito do seu partido ou desvia o apoio para quem tem maiores chances. Na disputa pelo voto não se investe na dúvida.
PTB decide
O Partido Trabalhista Brasileiro tem sua convenção municipal hoje à noite, a partir de 19h, no Hotel Serrano. Os trabalhistas ainda amanhecem com algumas dúvidas em relação a coligações na eleição proporcional, embora tenham completado a cota feminina na chapa de vereadores. Se for o caso, a chapa será formada exclusivamente de trabalhistas, pois há pré-candidatos suficientes. Quanto à majoritária, o partido deve anunciar apoio à reeleição do prefeito Custódio Mattos.
Poder econômico
Pelo facebook, o ex-prefeito Tarcísio Delgado adverte que “o poder econômico vem aí bravo nas eleições. O povo precisa saber repelir o engodo”. Não é a primeira vez que um ator do processo eleitoral manifesta esse tipo de preocupação. Em relação aos principais candidatos, fala-se das três “máquinas” que atuariam poderosamente: a do estado, a de Brasília e a da prefeitura, cada qual acionada em favor de sua preferência.
Vice hoje
Depois de alguns dias em que as especulações tomaram conta dos políticos, a expectativa é que o deputado Bruno Siqueira comunique hoje, em reunião com a executiva do PMDB, o nome do vice na sua chapa de candidato a prefeito. Não diferentemente dos demais candidatos, ele tem que decidir com base nas conveniências entre nome do próprio PMDB e o de um partido aliado.
Benemérito
O deputado federal e ex-ministro da Previdência Ricardo Berzoíni vai receber, às 19h30m, na Câmara, o título de Cidadão Benemérito, sendo saudado pelo vereador Wanderson Castelar, autor do projeto que confere a homenagem. Berzoíni nasceu em Juiz de Fora em fevereiro de 1960. Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores e está exercendo seu quarto mandato parlamentar.
Advertência
Os candidatos a vereador que entram na disputa esperando serem catapultados pelos votos de legenda precisam saber: quem concorrer na condição sub judice e sem ter sua eleição reconhecida pela Justiça, os votos não serão contados como legendas em favor do partido ou da coligação. Nessa eleição não há como aproveitar sobras suspeitas. Impossível cobrar herança de defunto.
(( Publicado na edição desta quinta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário