domingo, 5 de agosto de 2012

Jogo pesado

A expectativa do dia tem o foco nos advogados de defesa dos réus do mensalão. Se já era grande, maior ainda, depois que o Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, desfechou acusação fulminante contra o que chamou de “quadrilha” de José Dirceu; não mais grupo, mas quadrilha mesmo, demonstrando que, além do ex-chefe da Casa Civil de Lula, estava na primeira linha dos criminosos Marcos Valério, Genuíno e Delúbio, todos a serviço do PT. Parecia, antes de Gurgel pronunciar sua peça, que ela seria um pouco mais branda, não tão incisiva, o que surpreendeu os defensores, a despeito de agora definirem a acusação como inconsistente. Outro detalhe para levar preocupação aos advogados, que fazem parte da lista dos mais ilustres do País, é a análise produzida pela PGR das provas contra os criminosos.
A estrada
Prometida há seis anos, atrasada pelos obstáculos ambientais e, por fim, esbarrando na burocracia, a estrada ligando o aeroporto de Goianá à Barreira do Triunfo, vai sair do papel, segundo anúncio que o governador Antônio Anastasia fará hoje à tarde, em Belo Horizonte. É uma solenidade que integra o programa Caminhos de Minas, e para ela o governador convidou o prefeito Custódio Mattos.
Zona Norte
O PMDB busca as suas experiências em passado recente, e constata que suas campanhas em busca da prefeitura, quando bem sucedidas, sempre começaram pela Zona Norte. O candidato Bruno Siqueira vai manter a tradição, e nesta segunda-feira faz o primeiro corpo a corpo da campanha. Vai começar por Santa Cruz.
Dois inimigos
Em sua maioria, os candidatos já somaram experiências suficientes para saber que é inconveniente precipitar otimismos e pessimismos, que costumam fazer mal às campanhas, embora nem todos os seus colaboradores sejam capazes de perceber isso. As candidaturas têm dois inimigos associados, embora antagônicos: o já ganhou e o já perdeu.
Influência
Um movimento de jovens, que não se define nem de direita nem de esquerda, e que se identifica como Juventude Comprometida, vai promover, no dia 13, às 19h no Hotel Ritz, um seminário sobre temas políticos. Nesse primeiro encontro o tema vai tratar da influência do ex-presidente Itamar Franco na política contemporânea. Jornalistas serão os expositores. Para abrir o seminário, tratando da contextualização política, foi convidada a editoria política do TER NOTÍCIAS.
Custou caro
Para escapar das garras da Justiça, os envolvidos no caso mensalão tiveram de contratar advogados considerados habilidosos, e por isso mesmo caríssimos. Para que se tenha ideia, a soma dos honorários devidos aos advogados de defesa dos 38 acusados é superior ao orçamento anual da metade dos municípios brasileiros.
Violência e hipocrisia
A senadora Ana Rita, relatora da CPI que trata da violência contra a mulher, queixa-se do fato de alguns promotores de Justiça, evangélicos fundamentalistas, negarem a aplicação da Lei Maria da Penha, sob o argumento de que punir o marido, ainda que violento, compromete a unidade familiar. Hipocrisia desses promotores. A CPI já apurou que 80% das mulheres que apanham em casa sofrem ferimentos no rosto, mais que em qualquer outra parte do corpo. (( publicado na edição desta segunda-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário