quinta-feira, 24 de maio de 2012
Pestana indicado para a Comissão de Orçamento
O PSDB indicou o deputado Marcus Pestana para integrar a Comissão Mista de Diretrizes Orçamentárias, missão que ele vai exercer cumulativamente com as comissões de Seguridade Social e Reforma Política. É um dos raros deputados a ter participação simultânea em três comissões de primeiro nível.
Pestana considera que sua chegada a uma comissão que decide sobre o orçamento da União e se encarrega de acompanhar sua execução é uma oportunidade que se abre a Juiz de Fora e a toda a Zona da Mata para terem maior proximidade com os recursos federais. No trato com a “lógica do orçamento”, ele pretende dar atenção a questões que se referem a obras de infraestrutura da região e injetar recursos para projetos locais de expressão nacional, como o Museu Mariano Procópio.
Nada de prévia
O comando estadual do PSDB decidiu que não haverá prévia para a indicação do candidato a prefeito de Juiz de Fora, contrariando sugestão do deputado Lafayette Andrada. Para o partido, é uma questão que não comporta mais discussão: Custódio Mattos é candidato à reeleição.
Considerou-se que, particularmente em relação a Juiz de Fora, “falta sentido” um projeto de prévia, que, para se realizar, dependeria do apoiamento de 20% do diretório, e de uma palavra final da executiva estadual.
Cármen no TRE
A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, está hoje em Belo Horizonte para visitar o TRE de Minas, onde vai dirigir, a partir de 15h, um debate sobre as eleições deste ano com juízes e promotores eleitorais, chefes de cartório e dirigentes da Justiça Eleitoral no interior. Depois de Minas, ela inicia visitas a outros TREs para falar sobre o andamento do processo eleitoral.
Cobrança 1
Confirmada para 18h30m a reunião do PSB convocada pelo presidente do diretório, deputado Júlio Delgado, de quem será cobrada uma definição sobre o papel do partido na eleição majoritária. O objeto da reunião é a análise do quadro político da cidade, mas aos postulantes à vereança o que mais interessa é saber se os socialistas terão candidato a prefeito que possa ajudá-los a ganhar votos.
Cobrança 2
Amigos e veteranos pares de Wilson Couri Jabour na Câmara Municipal estão quase vencendo a resistência para levá-lo a registrar em livro, se não memórias, pois ainda é cedo para isso, suas experiências na política, onde ele começou em 1952. Foi vereador durante 31 anos e três vezes presidente da Câmara. Pelo menos o material fotográfico já está selecionado.
Universitários
A partir de segunda-feira os interessados poderão participar do programa Mesário Universitário, que acaba de ser lançado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas. O objetivo é ampliar a participação voluntária dos estudantes de nível superior nas eleições de outubro, ganhando experiência nesse setor. Para participar, é suficiente preencher o cadastro que está no portal TRE na internet: www.tre-mg.jus.br
Honorário
Hoje, por iniciativa do vereador Wanderson Castelar, sobe o nível da galeria dos Cidadãos Honorários, ao incluir nela o professor Zwinglio Mota Dias, do Departamento de Ciência da Religião, intelectual respeitado em todo o País, “tendo contribuído decisivamente para estruturar o programa de pós-graduação da UFJF, elevando sua classificação no ranking de instituições de ensino superior do País”, segundo o vereador. A homenagem acontece às 19h30m na Câmara.
O professor Zwinglio é mineiro de Passa Quatro.
Ignácio aos 100 anos
O sábado registra a passagem do centenário de nascimento do vereador Ignácio Halfeld, que passou à história como o político que exerceu a mais nítida liderança de reduto: em quase três décadas de mandato na Câmara, vencendo todas as eleições que disputou, era a voz de Benfica. O primeiro mandato, pelo Partido Trabalhista Renovador, veio em 1954, com 594 votos. Votação sempre crescente, a última foi em 1982, pelo PSD, com 1.855 votos.
Quem se dedica a preservar a memória de Ignácio e divulgar sua biografia é Vanderlei Tomaz, que também o sucedeu nos cuidados com os interesses de Benfica. Vanderlei destaca na vida política do vereador “um invejável patrimônio de convicção com seus princípios, fidelidade aos acordos e sólidos posicionamentos nas relações políticas”.
Houve um marco constante em seu trabalho: a promoção de campanhas e benefício das populações pobres da Zona Norte.
(( publicado na edição desta sexta-feira do TER NOTÍCIAS ))
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário