quinta-feira, 31 de março de 2016





PONTO OBSCURO


Como testemunha ocular e indignada daquela tarde de 31 de março de 64, quando se consolidou, numa proclamação do general Mourão Filho, o golpe contra o governo Goulart, as instituições e, por fim, contra a liberdade, alguns colegas pedem minha opinião sobre aquele episódio, passado mais de meio século. Digo que o tempo já se encarregou de exorcizar duas antigas dúvidas. A primeira dúvida refere-se ao falado projeto do governo de então de instalar no Brasil a república comuno-sindicalista, o que ficou historicamente desmentido. O argumento foi para o arquivo de pretextos grosseiros dos contrários. A segunda nuvem que se dissipou dizia respeito ao real interesse do governo Kennedy de ajudar, no que fosse necessário, para o êxito do golpe. O interesse está cabalmente comprovado.

Resta uma terceira questão, esta instigante até os dias atuais, e sobre a  qual ainda se debruça: o que faziam ou deixaram de fazer os serviços de inteligência e contra-informação do Palácio que não advertiram o  presidente Goulart, afora breves insinuações, de que estava em curso uma sublevação militar com apoio de segmentos da política, de setores conservadores da Igreja e empresariais temerosos de se verem tragado pelo comunismo?

A estranheza encontra campo fértil para as indagações, mesmo passados 52 anos. Não se compreende tamanho despreparo, ainda que se considere eventual engajamento de alguns oficiais comprometidos com o projeto de apear o presidente constitucionalmente empossado. Pois os preparativos para o golpe se faziam às claras, sem segredos. Em Juiz de Fora, a imprensa cobria os sucessivos encontros, no aeroporto da Serrinha, entre o governador Magalhães Pinto, o general Mourão e assessores de ambos. Tramava-se abertamente. Nas horas que antecederam a proclamação do reduto golpista já se efetuavam algumas prisões, jornalistas “suspeitos” eram vigiados, postos de gasolina instruídos a não esgotarem suas reservas de gasolina, pois as tropas precisariam de uma cota extra para “eventuais deslocamentos”. Nos quartéis, oficiais descontentes com o golpe em curso eram convidados, com a tropa formada, a dar um passo à frente e já ficaram detidos. Os setores de correios e telefonia haviam sido tomados de véspera.  


E o governo não viu isso.



MODELO DE CAMPANHA


É muito cedo para falar sobre o que as candidaturas a prefeito vão dizer à cidade. Elas sabem apenas que enfrentarão uma campanha vigorosa e pobre de recursos financeiros, retrato do momento que estamos vivendo neste Brasil cheio de dúvidas.

Mas parece que o prefeito Bruno Siqueira, do PMDB, dá a partida e passa a considerar alguns parâmetros para chegar ao eleitorado na jornada que se avizinha; jornada que sinaliza algumas marcas diferenciadas, entre as quais, como se disse, a duração relâmpago e a escassez de recursos. Para falar ao eleitor, o primeiro passo que vai cumprir, segundo ouço de assessores imediatos, é a transparência. Nada ficará sem ser mostrado às claras. Preto no branco. Um modelo de seriedade pronto para contrastar com eventuais projetos demagógicos. Exemplo disso seria mostrar o que se tem conseguido fazer, ainda que com muito pouco do dinheiro sumido no vendaval da crise financeira que se abate sobre o País.

Na sua campanha a arma seria mostrar o que a população precisa saber, como as obras nos bairros ( a Administração garante que nunca se fez tanto por eles). E predomina a intenção de hospedar a prestação de contas e os novos projetos não apenas nos programas de rádio e TV da Justiça Eleitoral, mas optar por uma conversa franca nas redes sociais. Estas cada vez mais essenciais, até porque, segundo os especialistas, em grupo de dez pessoas pelo menos quatro se orientam através delas. Eis um salto na política de comunicação em processos eleitorais no município.

Além do mais, espera-se uma campanha atípica. Primeiro pelo fato de ela se realizar no rastro ou no rescaldo dos escombros de sucessivas crises que intercalam dificuldades financeiras e políticas para a população. Situação assim leva ao risco de se criar um útero fértil para a geração de oportunistas ou demagogos. Foi o que se deu na década de 80, com a eleição de alberto bejani, protagonista de um momento abjeto na história política municipal.

O eleitor, ainda que não tenha sido contemporâneo de tal tragédia, precisa se informar e ter em mente que até hoje estamos pagando por aquele pecado cívico.

Outro cuidado, que dizemos nós, não os assessores do prefeito, é que as redes sociais vêm se tornando veículo auspicioso para a intolerância, xingamentos e ofensas gratuitas sob o escuro do anonimato. É preciso adotá-las como fonte de informação e diálogo; nunca instrumento de guerra virtual de baixo nível.



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