sexta-feira, 20 de março de 2015

 Longa  maturação

Muitas vezes pergunta-se a razão de alguém tanto desejar e tanto lutar para se tornar prefeito, sabendo-se que são enormes as dificuldades, a começar pela carência de recursos agravada com a cruel concentração no governo federal das riquezas tributárias. Ainda assim, é o grande sonho da maioria dos políticos.
Na semana passada, durante conversa com pessoas da área, bem vividas no setor, foi possível saber que um projeto elaborado por qualquer prefeitura levado a Brasília, demora, em média, quatro anos para ser analisado, aprovado e financiado. Deduz-se então que um prefeito tem de planejar para seu sucessor executar...

Quadro  confuso

O deputado Marcus Pestana, hoje um dos principais porta-vozes do PSDB no Congresso, insistente na ideia de que a reforma política precisa ser a primeira entre as prioridades, esteve em visita à Cúria Metropolitana. Em conversa com os religiosos reconheceu que o quadro político do Brasil na atualidade é de completa confusão.
Aliás, com a perplexidade do deputado oposicionista concorda  plenamente o governo, pois  nos gabinetes oficiais o que mais se fala é no ”caos político”.

Reação feminina

No  programa Mesa de Debates, da TVE, a titular da Delegacia de Mulheres, Ângela Chaves, disse que o estupro ainda é problema grave, mas Polícia e Justiça têm sua ação facilitada com a crescente disposição da vítima de denunciar o agressor, sem temer revide. Em defesa da mulher, como um passo à frente da Lei Maria da Penha, entramos agora em conceituações que refletem mais rigor sobre o criminoso. Trata-se do feminicídio, para os casos de estupro seguido de morte, com pena que varia de 12 a 30 anos em regime fechado, sem progressão e sem regalias.

Relatório

No dia 2, em atenção ao que determina a lei que a criou, a Comissão Municipal da Verdade encerrará suas atividades, que se estenderam por doze meses, e no dia 6 de abril terá audiência com o prefeito e o presidente da Câmara para apresentar seu relatório final. Graças às investigações e aos depoimentos colhidos, constatou-se um mínimo de 150 casos de violação dos direitos humanos em Juiz de Fora durante a ditadura.

Cultura regional


Eis uma oportunidade para que as entidades culturais se mobilizem. Trata-se da proposta de melhor e mais justa distribuição dos recursos orçamentários da Secretaria de Estado da Cultura, de forma que o interior, não  apenas a capital, seja beneficiado. A proposta de regionalização das verbas para a cultura foi levada ao secretário estadual Ângelo Oswaldo pelo superintendente da Funalfa, Toninho Dutra, e o deputado estadual Isauro   Calais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário