quarta-feira, 18 de março de 2015

Para avaliar

As manifestações de domingo contra o governo, que tomaram as principais ruas de cidades e capitais, forçam o Planalto a praticar imediata revisão de condutas políticas, responsabilidade pessoal da presidente Dilma, muito acima do palavreado formal que seus ministros têm levado à televisão. Há certas responsabilidades que um presidente não consegue transferir, mormente em meio à turbulência de uma crise como a que estamos vivendo.
Uma de suas obrigações, resultante desse domingo, é, além de prometer rigor em relação à corrupção que está por vir, que ela proceda da mesma forma quanto aos escândalos bilionários na Petrobras. Outra questão, igualmente decorrente, é o encaminhamento de uma reforma política sem concessões aos interesses dos atuais partidos, senadores e deputados.
As manifestações, promovidas pelas redes sociais, devem ser analisadas também sob outro aspecto importante: elas se realizaram sem a maquiagem promocional da presença de artistas de TV, craques de futebol, deputados e senadores. Essas redes são uma grande força emergente.

Posse em BH

Em Belo Horizonte, Vitor Valverde tomou posse na Secretaria de Governo da prefeitura, o que lhe dá as atribuições da coordenação política e administrativa do prefeito Márcio Lacerda. Para tanto, ele passa a Superintendência da Limpeza Urbana para Custódio Mattos, de quem, quando prefeito de Juiz de Fora, foi secretário de Administração.


A fórmula

Na inauguração, no domingo, em Benfica, do CEU, o mais completo equipamento para atividades culturais e sociais colocado à disposição de uma comunidade, o prefeito Bruno Siqueira afirmou que o que vem sendo realizado em sua administração resulta do esforço de criatividade em cima de uma grave crise financeira, que, garantiu, não se abate apenas sobre Juiz de Fora, porque na verdade atinge todo o País.
A compreensão das dificuldades do momento e o esforço para superá-las não comportam ações de politicagem, afirmou.


Um alento

Mas, como sinal de que as coisas tendem a melhorar, o prefeito anunciou, em seu discurso de domingo, que estão em fase conclusiva as negociações para a implantação de  uma grande empresa em Juiz de Fora, com capacidade para oferecer 300 empregos diretos. Bruno não indicou o nome da empresa, mas informação colhida em Belo Horizonte adianta que pode se tratar de um centro distribuidor da Fiat.


Bola toda


Ainda sobre a inauguração do centro de esportes unificados, em Benfica, a representante do Ministro da Cultura no ato, doutora Cláudia de Castro, mostrou-se entusiasmada com a movimentação cultural de Juiz de Fora. Disse ela ao redator: “Em matéria de cultura a Funalfa está arrasando”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário