terça-feira, 13 de outubro de 2020

 


ANASTASIA EM JF


1 – Breve permanência, sem agenda política, o senador Antônio Anastasia esteve em Juiz de Fora na semana passada. Foi homenageado em jantar pelo empresário Marcelo Detoni, com a participação de reduzido grupo de convidados.


2 – Sendo acontecimento social, explica-se o fato de a crônica política não ter se ocupado da visita. Mas os temas políticos acabaram salvos, porque entre os convidados estava o jornalista César Romero, com quem o senador conversou.


3- Anastasia tem planos de voltar a ser professor e advogado, mas isso não é uma disposição definitiva. Ele confirmou ter seu nome cogitado para presidir o Senado, mas acha que não tem perfil adequado para isso.


4 – Defensor de uma pauta de reformas, disse ao cronista que, passada a reforma da Previdência, a vez devia agora ser dada à reforma política. Não menos importante, a administrava, segundo Anastasia, dificulta-se, porque tem o mesmo destino da seleção de futebol: cada qual quer formá-la do seu jeito.


5 – Equando se trata da tramitação, o senador acha que o governo devia ter líderes mais hábeis.




PESQUISAS


1 - Esta não pode ser citada entre as campanhas políticas mais fartas de pesquisas. Pelo contrário têm sido escassas. E várias das que chegam ao conhecimento do público são encomendadas pelos coordenadores das candidaturas.


2 – No caso das encomendadas, são pesquisas que trazem algumas dúvidas. Se tornadas públicas, é porque os números são favoráveis ao candidato que as financia. Mantidas exclusivamente para consumo interno trazem o defeito de omitir um quadro que pode revelar tendência do eleitorado.


3 – A escassez desse trabalho de campo, destinado a antecipar a vontade da maioria do eleitorado encontra, pelo menos, duas explicações: o alto custo de uma pesquisa cientificamente correta e presencial; e o fato de as consultas estarem sendo realizadas via telefone, recurso adotado como forma de evitar o contato entre pesquisadores e consultados.


4 – Nesta quarta-feira é divulgada uma pesquisa sobre a situação dos 11candidatos à prefeitura de Juiz de Fora, encomenda pela TV Integração. Estão sendo consultadas 525 pessoas distribuídas pelos principais bairros.


5 – Principalmente diante das peculiaridades que cercam as eleições deste ano, as pesquisas devem ser analisadas com cuidado. A História anda cheia de casos de grandes equívocos. Em 1952, nos Estados Unidos, Truman disputou com tamanha vantagem sobre Eisenhower, que a vitória foi anunciada de véspera pela imprensa. Perdeu. Os jornais foram retirados às pressas das bancas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário