domingo, 26 de fevereiro de 2012

Encontro regional do PTdoB será no sábado

O PTdoB confirmou que vai realizar em Juiz de Fora, no sábado, seu primeiro encontro regional do ano, mas já com a garantia da presença de representantes de vários municípios da Mata, segundo informou ontem o coordenador da comissão provisória local, ex-vereador Gilberto Vaz de Melo. A reunião será na Câmara Municipal, a partir de 9h. O presidente nacional do partido, Luís Tibé, confirmou sua participação, chegando à cidade na véspera.
Segundo Vaz de Melo, o principal objetivo de sábado é avaliar a situação do partido, suas condições de disputa e as alianças possíveis. Quanto à prefeitura de Juiz de Fora, já se percebe certa simpatia pela candidatura de Júlio Delgado.
O Partido Trabalhista do Brasil nasceu em 1989 de uma dissidência do PTB. Seu primeiro deputado foi eleito em 2006, mas quatro anos depois, com 642 mil votos, elegeu quatro, entre os quais o mineiro Luís Tibé, seu atual presidente. Em abril de 2010 eram 133.909 os filiados.



O custo das alianças

O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, é o exemplo mais recente do alto preço de uma aliança capaz, em tese, de sustentar e viabilizar a eleição. Para somar o apoio do PT e do PSDB, além de partidos de menor poder eleitoral, ele tem sido instado a fazer concessões e administrar disputas delicadas como a que vêm travando tucanos e petistas que querem indicar o nome do vice-prefeito, com risco de se abrirem feridas ao longo da campanha. No caso do PSDB, são formuladas outras exigências, entre as quais uma destacada participação no futuro secretariado e total visibilidade para o governador Antônio Anastasia e o senador Aécio Neves. O PT, se agora deixa de ter candidato, também vai pretender que a compensação venha em 2014, com a candidatura de Fernando Pimentel ao governo do estado, o que desde já coloca o prefeito entre dois fogos inevitáveis.
O quadro que se delineia em Belo Horizonte serve para que candidatos de outros municípios deixem as barbas de molho, já que ardem as do vizinho. O fato de as alianças estarem cada vez mais negociáveis não significa que estejam menos exigentes.



Presença de Hélio

O melhor entre os testes eleitorais mais recentes que o PMDB realizou em Minas foi o desempenho do ex-ministro Hélio Costa, que levou quase 4 milhões de votos disputando com Antônio Anastasia o governo do estado. Aliás, não é de hoje que o partido fica devendo a ele sua melhor performance, fato que a direção nacional prefere desconhecer.
O ex-ministro, recentemente citado como possível candidato à prefeitura de Belo Horizonte, seria, pelo volume de votos que obteve em 2010 e por simbolizar a diferença em relação ao atual governo, presença importante na campanha pela prefeitura das principais cidades.
Atingir as cidades com mais de 50 mil eleitores é a prioridade do PMDB, que precisa de um carro forte para puxar votos. Foi exatamente nos maiores colégios eleitorais que Hélio teve suas votações mais expressivas.



__

Os partidos perderam oportunidade de falar às mulheres, que na sexta-feira viram passar o 80º aniversário do seu direito de votar, que veio juntamente com a publicação do Código Eleitoral, de 24 de fevereiro de 1932. A data passou condenada ao esquecimento, mesmo quando se sabe que elas já saltaram para 52% a sua participação no colégio eleitoral brasileiro.

__

__ Amanhã, em sessão solene que realiza no Rio de Janeiro, a diretoria de Furnas vai conferir o “Mérito John Cotrin” a personalidades, entre as quais o presidente da Cemig, Djalma Morais, e o ex-deputado Marcello Siqueira.

__ Secretário de Defesa Social, Lafayette Andrada, informava, ontem, que o estado liberou R$ 890.859,00 de convênios com a prefeitura para serviços na área de saúde, além de R$ 5 milhões para melhoramentos em vias públicas” .

_ Ninguém é de ferro. Depois de uma semana dedicada ao carnaval, dos 53 deputados mineiros apenas dois – Reginaldo Lopes e Paulo Piau - foram a Brasília participar da reunião ordinária da Câmara.


_ Em Pirapora, o governador Anastasia foi lançado candidato ao Senado em 2014. A bem da verdade, essa candidatura existe desde que ele se empossou na governadoria.


_ Não deixa de ser cruel o suspense causado pela Polícia Federal, quando, sem dar nomes aos bois, anuncia que na Operação Mercúrio aparecem envolvidas em graves irregularidades “pessoas que frequentam colunas sociais”. Além de contemplar os criminosos, cujos nomes são mantidos em segredo, deixa sob suspeita, ainda que temporária, milhares de colunáveis que não caminham pelas margens da lei.

__

De Memória

Antes do Hawaí

Em outubro de 1972, os cientistas do Hawaí festejavam a audofecundação no reino animal, mas seu pioneirismo foi logo desautorizado, porque dois anos antes a equipe de Maury Pinto de Oliveira, professor de Malacologia da Universidade Federal de Juiz de Fora, estava sendo premiada em São Paulo pelos estudos realizados nesse campo com o molusco lamelax gracilis. Ficou provada sua autofecundação, além de demonstrado
tratar-se de um tipo saprofito, que se alimenta com as substâncias que decompõe.
Maury aproveitou a ocasião para insistir na necessidade de o Brasil dar mais atenção aos moluscos, por causa da importância que no futuro poderão desempenhar na alimentação humana.




(( publicado na edição desta segunda-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário