terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

PT sai na frente ao medir força com PSDB mineiro

Ao anunciar que o nome do candidato a vice da chapa de sua reeleição sairá do Partido dos Trabalhadores, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, do PSB, resolve um problema, ao mesmo tempo em que cria outro, pois a indicação também é pretendida pelo PSDB. Mas os petistas ganham força para consolidar seu projeto na capital e no interior, que é manter os tucanos afastados tanto quanto possível do processo. O ex-ministro Patrus Ananias não faz questão de esconder essa intenção.
A decisão não pode ser tratada como fato isolado, até porque, na mesma hora, em Fortaleza, a presidente Dilma tentava aproximar os dois partidos, através do governador Cid Gomes. A escolha desse governador foi mais que sintomática, porque a outra linha do PSB acompanha o pernambucano Eduardo Campos, este mais ligado ao senador Aécio Neves.
A coincidência dos fatos ajuda a compreender que a eleição dos prefeitos das principais cidades do País antecipa as pedras do xadrez presidencial que vai ser jogado em 2014.



Via indireta

Assistindo ao embate que travam PSDB e PT para ocupar espaços no esquema de reeleição do prefeito Márcio Lacerda, o PMDB alimenta esperança de passar a salvo pelo meio do conflito, e ganhar melhores posições na disputa da capital. A expectativa é ver os adversários enfraquecidos com as brigas internas.
Nos próximos dias, quando se promoverá a festa de filiação do senador Clésio Andrade, o horizonte peemedebista vai começar a se delinear.


Um modelo

Entidades de Governador Valadares querem que seu projetado hospital regional tenha as mesmas dimensões do que está sendo construído em Juiz de Fora, este com previsão de ter as obras físicas concluídas em meados do ano. Fizeram chegar sua reivindicação ao governador Anastasia.


Fora de hora


Curiosidade revelada por três vereadores durante uma conversa informal: quais seriam hoje os nomes potencialmente preparados para figurar como candidatos a vice?. Não há como tratar desse assunto, porque a composição das chapas vai depender das alianças que os candidatos a prefeito poderão construir. Quanto aos vereadores, não parece haver entre eles alguém que se disponha a esquecer a reeleição para tentar ser vice.


Aliancista

No encontro que promove em Juiz de Fora, no sábado, o PTdoB com toda certeza ficará sabendo que não terá candidato para disputar em faixa própria a prefeitura de um município da região. Tentará mostrar habilidade para participar de boas alianças. No caso local, o partido caminha para ficar com o PSB.


Pioneira

Quase coincidentemente com as comemorações do Dia da Mulher, a ministra Cármen Lúcia assumirá a presidência do Tribunal Superior Eleitoral, cabendo-lhe comandar o processo, que terá como ponto alto o pleito de outubro. É a primeira vez que uma mulher preside o TSE.


Prejuízo

Minas também teve um pouco a perder na destruição da Base brasileira da Antártida, em grande parte perdida no fogo. Consumiu-se material da Universidade Federal de Viçosa, que tinha uma equipe empenhada em pesquisas naquela região gelada.
Desde 2006 o governo vinha sendo advertido sobre as condições precárias de trabalho naquela Base.


Far niente


Os deputados estão há 14 dias ausentes do plenário da Assembleia Legislativa, que fica sem condições de votar as matérias em pauta. No fim de semana que antecedeu o carnaval a maioria viajou para as cidades de suas bases. Nos sete dias seguintes, nada a fazer. Agora, ainda ausentes, a desculpa é que não há previsão de votações importantes.


Critério

Consultas têm sido levadas ao Tribunal Superior Eleitoral sobre as vagas a serem preenchidas nas chapas de candidatos a vereador. As vagas correspondem a duas vezes e meia as cadeiras a serem disputadas, mas na última eleição surgiram dúvidas, porque alguns partidos entendiam que o número de candidatos devia corresponder a uma vez e meia.

__

De Memória


Sobre Benfica

A partir do anos 50 sentiam-se claramente os sinais de um movimento de autonomia de Benfica, que, na verdade, dispunha de todas as condições de autossuficiência para se transformar em município. O que começou a ser preocupação para Juiz de Fora, pois já se sabia que para ali se deslocavam as principais expectativas do desenvolvimento econômico, e o município correndo o risco de graves prejuízos com a pretendida separação.
Em abril de 1967 o deputado João Navarro solucionou o problema, apresentando projeto de lei à Assembleia, revogando lei de dezembro de 1962, e transformado Benfica de distrito em subdistrito, o que afastava para sempre a possibilidade de emancipação.


(( publicado nesta quarta-feira no TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário