quinta-feira, 6 de março de 2014

Fora de hora

A morte do deputado Sérgio Guerra,lamentável por excluir da vida pública brasileira um homem de virtudes, também representa certo vácuo para os planos do PSDB de Minas. Guerra vinha sendo poderoso instrumento do projeto presidencial de Aécio Neves, quando se trata de remover obstáculos e desconhecimento do candidato no Nordeste. Uma tarefa política que vinha encontrando nele um operador eficiente.
A diferença
Ao ser entrevistada em Brasília pela TV Câmara, nesta semana, a deputada Margarida Salomão considerou que há uma diferença essencial quando são postas em comparação as manifestações de rua de hoje e as dos tempos de ditadura. Naquela época – dizia ela – o que se pregava era o nunca mais; hoje, o que se pretende é o nunca menos.
Ainda a dúvida
O fato de ter sido anunciado em Brasília como selado, o acordo PT-PMDB para a sucessão mineira ainda comporta algumas dúvidas. A chapa Pimentel – Antônio Andrade, que sacramentaria a aliança, enfrenta resistências internas, a começar por Newton Cardoso. E, se levada a termo, pode afastar da campanha peemedebistas importantes.
Em Minas, é sempre suspeita uma pacificação política obtida à base do fórceps.
Sempre segundo
Ao ter a garantia de que vai às urnas de outubro com 15 milhões de eleitores, Minas confirma sua eterna posição de segundo maior colégio eleitoral brasileiro, superado apenas por São Paulo. Tamanho poder de decisão só vê reduzida sua capacidade de decisão quando se sabe que os mineiros são tão numerosos no registro eleitoral como na abstenção.
Irregulares
Se desejasse ou se fosse instada por interessados, a Justiça Eleitoral poderia criar caso com alguns partidos e futuros candidatos, que no carnaval esbanjaram propaganda irregular. Distribuiu-se homenagem com segundas intensões e os alto-falantes gritaram virtudes e competências de conhecidos políticos que já saem à caça de eleitores.
Calendário
Estamos a quatro meses das convenções partidárias e a exatos sete meses das eleições. O que significa que é chegado o momento de serem esquentados os tambores. Hã muito o que conversar, antes das decisões dos convencionais; e quanto a isso a cidade está atrasada. Ela continua sem saber que compromissos exigir dos candidatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário