quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

 Benemérito

O sábado vai marcar o 150º aniversário de nascimento de Alfredo Ferreira Lage, que em 1936 doou ao município todo o acervo que havia reunido no castelo de seu pai, Mariano Procópio. O próprio castelo fez parte do notável conjunto doado, e que se transformou em verdadeira relíquia da memória imperial do Brasil. Vereador à primeira Câmara da era republicana e colecionador de objetos de arte, Alfredo foi um homem admirado não apenas em Juiz de Fora, mas em várias cidades onde sua obra se tornou conhecida.
O Museu que criou passa hoje por uma fase de restauração, trabalho executado por artistas e operários sob o comando de Douglas Fasolato, diretor da casa e profundo conhecedor da riqueza histórica ali preservada.

 Especulações
Ainda não avançaram além do terreno das especulações as expectativas em torno de mudanças no primeiro escalão da prefeitura, mas não resta dúvida de que algum ajuste virá ainda neste mês, como forma de apressar o trânsito do prefeito junto aos governos estadual e federal.


Ao calendário
O novo ano chega com poucas esperanças de que as coisas possam melhorar para o cotidiano dos brasileiros, que, em compensação, vão ganhar vários feriadões, por causa das celebrações coincidentes com as segundas-feiras e fins de semana, gentileza ao ócio que 2014 não ofereceu. Agora, além de Tiradentes chegar em uma terça-feira, forte tentação para esticar o descanso que vai começar no sábado anterior, o Dia do Trabalho, em maio, será em sexta-feira. Já em junho outro apelo à esticada, com Corpus Christi vindo na quinta-feira. Em setembro a festa da Independência será numa segunda-feira. Outubro pedirá que o feriado da padroeira Aparecida seja celebrado em segunda-feira. E Finados também coincidindo com uma segundona. Chegando dezembro, o Natal vai numa sexta-feira, para fechar o ano com longo repouso, porque ninguém é de ferro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário