terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Polêmico

A nova bancada mineira na Câmara dos Deputados ainda não pode apostar em matérias polêmicas produzidas nas 53 cadeiras que a compõem, exceção talvez apenas para a proposta de emenda constitucional do deputado subtenente Gonzaga, do PDT, que trata da competência da Polícia Militar, ampliando-a. No seu teor, é uma tentativa de vencer o conflito antigo entre as polícias civil e militar, a começar por uma nova interpretação do chamado termo circunstancial de ocorrência.
Minas é bem um exemplo do conflito de competências, onde também se vê imensa perda de tempo e de recursos. Exemplo está no caso em que a PM ou a Polícia Rodoviária registra um termo de ocorrência, e o documento tem de viajar muitas vezes mais de 100 quilômetros para chegar a uma delegacia, onde os registros já feitos do fato e os depoimentos das testemunhas constituem um trabalho que será repetido integralmente pelos delegados da polícia civil.
Considerando-se, lembra Gonzaga, que o estado tem 853 municípios é fácil perceber o que se perde de tempo com isso.
Quando tal complexidade toma por base o número de homicídios registrados no País no ano passado, 53 mil, os resultados da ação policial são frustrantes: apenas 23% apurados.


Os celulares

Por falar em polícia, agente veterano informa que o furto de celulares em Juiz de Fora chegou a um volume bem maior do que se possa imaginar. A explicação é que se trata de aparelho facilmente colocado no mercado clandestino. E esse mercado está na lista das questões que não tem merecido maiores atenções.
Uma pergunta que o mesmo agente deixa no ar: como pode haver tanto celular de origem desconhecida vendido livremente na pitoresca Esquina dos Aflitos?


Carnaval

A antecipação do desfile das escolas de samba vai se realizar pela segunda vez em Juiz de Fora, para atender sugestão das próprias entidades carnavalescas. Com isso, a Funalfa, que promove o carnaval da cidade, quer conferir se a antecipação (neste ano será nos dias 7 e 8 de fevereiro) vale mesmo a pena.
Há sinais positivos que vieram do ano passado. As escolas escaparam da concorrência televisada das escolas do Rio, que realizam o maior espetáculo do mundo nesse gênero, como também atraem visitantes da região, sem que estes percam o carnaval de suas cidades.


Diretor

Licenciado da Universidade Federal de Juiz de Fora, o professor Fernando Fagundes será reeleito para a diretoria jurídica da Light, no Rio. É considerado autoridade nacional na legislação da política energética.


Presença

Terá a presença do governador Fernando Pimentel a solenidade de posse, no dia 9 de fevereiro, do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, o ex-deputado Sebastião Helvécio. O ato está previsto para 17h, no Auditório Vivaldi Moreira.


Desinteresse

É queixa comum entre dirigentes de entidades classistas, culturais, recreativas e sindicatos o crescente desinteresse pelas reuniões e assembleias. Há casos em que se chega a pensar na suspensão das atividades.
Sabe-se de alguns dirigentes, preocupados, que procuram saber se o mesmo desânimo ocorre com entidades congêneres.
Na verdade, a cidade assiste a uma crise do espírito associativo. Cada qual procurando cuidar da própria pele, mesmo sabendo que em grande parte a sua depende da pele de todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário