sexta-feira, 24 de julho de 2015



COM O GOVERNADOR


Não é tarefa das mais difíceis descobrir a razão de serem as reivindicações da Zona da Mata esquecidas pelos governos de Minas, independentemente do partido que comande o Palácio da Liberdade. Prefeitos e outras lideranças, muitas vezes com razão, queixaram-se de as atenções governamentais estarem sempre concentradas em Juiz de Fora. De tal forma, que os seminários e encontros regionais acabaram esvaziados. Pode-se dizer que tal fenômeno se repete há mais de 40 anos.

Nesta semana, o governador Fernando Pimentel veio à cidade, mas cuidou para que a promessa de verbas e prioridades se localizasse em duas obras que se inscrevem num contexto de interesse regional mais amplo, ainda que diretamente possam trazer mais proveito a Juiz de Fora. Trata-se do Hospital Regional e da estrada que nos facilita acesso ao aeroporto de Goianá. Não se sabe se a eleição dessas duas prioridades deveu-se à sugestão de assessores atentos ou à sensibilidade pessoal do governador. Seja como for, é fazer votos que o estado tenha recursos financeiros para cumprir o que aqui foi prometido.

Ainda não se conhece, na sua totalidade, o projeto do governo Pimentel para a Zona da Mata, mesmo com a previsão sinistra de que a crise nacional não deixará de cobrar dele uma razoável cota de sacrifícios e contingenciamentos. Mas, para otimizar os resultados futuros, quaisquer que sejam os planos, seria conveniente que a região fosse redesenhada, para efeito de aplicação de recursos, considerando peculiaridades dos municípios, quando mais distantes entre si. Pois não há como supor, por exemplo, que um hospital em Juiz de Fora possa corresponder às necessidades e reivindicações de Manhuaçu e Manhumirim, entre outros, embora todos da Mata.

Num passado algo distante esse questão já preocupava o prefeito Mello Reis. Para ele, as diferenças entre cidades da região costumam ser tão acentuadas, que melhor seria o governo estadual cuidar, no plano de obras, não da Mata como se apresenta no hoje no mapa, mas ver Juiz de Fora e seu vizinhos mais próximos figurando no Sudeste mineiro. Valeria o governador refletir.









Nenhum comentário:

Postar um comentário