quarta-feira, 19 de abril de 2017







Centenário


Reunião interna de sócios, programada pelo presidente José Márcio Ferreira, vai marcar, nesta quinta-feira, o centenário do Clube Juiz de Fora, aniversário que, na verdade, transcorreu no último dia 8. Vale a comemoração, porque esse clube, mais que qualquer outro, tem a ver com a história da cidade, não apenas por causa de festas memoráveis, mas porque muitas decisões políticas e empresariais naquelas salas ocorreram. Vale lembrar que os dois prefeitos de mandatos mais longos, Procópio Teixeira e Tarcísio Delgado, foram lançados ali. Antônio Carlos, João Goulart, Costa e Silva foram os presidentes que estiveram e almoçaram.   
 
Os bailes de carnaval e de fantasias figuravam entre os mais famosos e concorridos do Pais, e foi trágica coincidência que na segunda noite carnavalesca de 1950 um incêndio destruísse totalmente a velha sede, na esquina de Halfeld com Rio Branco, transformando também em cinzas as lojas que funcionavam no térreo. O atual prédio tem a fachada tombada pelo Patrimônio Cultural.
  
Não foi a primeira entidade civil a ter esse nome. Em 1882 ela existia e estava sob o comando de um ilustre, José Ayres do Nascimento, que acabava de ser governador do Sergipe, numa época em que não apenas ele, mas nove outros ex-governadores moravam aqui. Em 1903 o clube funcionava na Rua Halfeld, ao lado do famoso Hotel Rio de Janeiro. Mas a data histórica ficou sendo o 8 de abril de 1917, quando a entidade se organizou definitivamente em assembleia liderada pelo juiz Braz Bernardino, que também figura numa outra galeria ilustre, a dos ex-provedores da Santa Casa. O primeiro presidente, Inácio de Avelar Werneck, naquela mesma hora foi eleito, com a missão de começar logo a construção da sede, inaugurada em 24 de junho de 1918.

Em outubro de 1933 o clube era proprietário de um terreno na Rio Branco, comprado por Amatore de Giacomo, em nome do governo italiano para ali se construir a Casa D’Italia.


Sem a grandiosidade que outros tempos levaram consigo, com poucos sócios ativos, o Clube resiste, sob a presidência de Ferreira, com um ânimo e persistência que todos aplaudem. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário