quarta-feira, 12 de julho de 2017






A cidade de luto: morreu Hochleitner


Hoje à tarde desceu a uma pequena sepultura do cemitério de São Pedro o corpo do professor Franz Joseph Hochleitner. Viveu 101 anos, mas não é demais lembrar que a morte de uma grande figura se revela sempre prematura. Podia ter vivido mais, a despeito das limitações impostas pela longevidade. Mas, em rigor, também não havia como perturbar o merecido descanso do fim de sua longa jornada. Não havia como exigir que dele mais, além do muito que deu à cultura e à pesquisa que promoveu ao longo da vida.

A cidade acolheu esse austríaco logo após a Segunda Guerra, onde atuara como piloto, ferido em combate. Foi daqui que projetou sua obra além das fronteiras do Brasil.

Franz Hochleitner sai da vida para tomar lugar na galeria dos homens que mais contribuíram para tornar Juiz de Fora conhecida em todo o mundo. Primeiro, quando se tornou referência internacional na decifração do código maia, a histórica Porta do Sol, na Bolívia, antes de se projetar nos auditórios científicos da América em época que a cidade pouco sabia sobre astronomia arqueológica, centro inspirador de grandes polêmicas sobre a existência da Atlântida. De Erick Van Deninken divergiu muito em relação à teoria do desembarque de deuses astronautas na Terra.

Além dos estudos que desenvolveu sobre as civilizações maia e asteca, contribuiu nas pesquisas sobre a natureza da percepção das cores complementares e a qualificação química para o cálculo exato da oxidação dos inoxidáveis. (extraído de meu livro sobre grandes figuras de Juiz de Fora).








Nenhum comentário:

Postar um comentário