terça-feira, 11 de julho de 2017






Lembranças


A TV Senado acaba de brindar seus telespectadores com a gravação de um irretocável concerto de música religiosa medieval, executado por orquestra regida pelo juiz-forano Luiz Otávio Santos. Orquestra do Centro Cultural Pró-Música, que não existe mais, parte do Festival de Música Colonial, que deixou de ser realizado, tendo como cenário o Museu Mariano Procópio, que está fechado.


Como está


A crise política que nos sufoca, gerando instabilidade, não vai desaguar nos planos da recuperação econômica. O motivo tranquliza as lideranças do empresariado. Elas já ficaram sabendo que, saindo ou ficando Temer, o ministro da Fazenda, Henrique Meireles, continuará onde está e fazendo o que deseja fazer.


Sem risco


Parece esgotada a possibilidade de a Lava Jato esbarrar em políticos de Juiz de Fora, pois, se alguns cometeram escorregões foram pecados pequenos, sem  espaço numa seara de graves corrupções. Verbinhas para campanhas eleitorais, nada capaz de arranhar qualquer grande empreiteira. Muito menos  a Odebrecht, que, é sabido, só se interessaria por um projeto na cidade: a retirado dos trilhos da Rede Ferroviária da zona urbana. A única obra que ela
realizou aqui foi o viaduto Augusto Franco.

 Salvar o Jardim


Moradores das rua Halfeld, Santo Antônio e Marechal Deodoro estão retomando a campanha  de defesa e preservação do Parque Halfeld, que, na verdade, não é parque; é jardim. As funções do espaço estão comprometidas, pois ele se tornou referência diária de assaltos, consumo de drogas e brigas entre gangues. À noite o cenário piora, pois o jardim se transforma em motel ao ar livre.

Uma solução, várias vezes lembrada quando os problemas avolumam, é o fechamento com gradil depois de 22h. No passado isso foi adotado, com êxito.



Triagem


Não seria medida nova, adotada que foi, com êxito, em Uberaba:  uma rigorosa pesquisa sobre a origem e as reais necessidades dos moradores de rua. Presume-se que aqui, como naquela outra comunidade mineira, metade da mendicância está relacionada com a vadiagem.

Qualquer que seja o resultado, é preciso forçar a ocupação dos abrigos, que existem e são bem equipados, não tolerar a transformação das ruas em lixeiras e impedir a ocupação dos passeios com  colchões, vaso sanitários e varais onde se estendem roupas.

A tolerância chegou a tal ponto, que um ancião que tem casa no Poço Rico, resolveu instalar-se com seus cachorros junto à entrada do velho Cinema Palace, ali vive, pratica suas necessidades e acha muito divertido que seus animais de estimação avancem sobre os pedestres.








Nenhum comentário:

Postar um comentário