quarta-feira, 20 de março de 2024

 

Eleição 2024 em pauta (LXIV)



LEGADO


Em festa para meio milhar de pessoas, no salão de conferências do Ritz Hotel, o ex-vereador José Sóter Figueirôa foi um dos novos filiados do PDT, para logo depois anunciar que está pronto para disputar sua volta à Câmara. Lembrou que o partido, que tem um importante legado para a história política do país, nasceu em 1979. De tal forma era a ditadura, sem clima, que a fundação do PDT ocorreu em Lisboa…



ÓDIO TEMPERADO


Transcrevo trecho de nosso artigo do “Jornal do Brasil”, de terça-feira passada, que trata da recente Resolução do TRE sobre a eleição de outubro. É o risco de a tentativa de conter o discurso de ódio acabar se transformando em vingança política:



Tomando-se em conta que vamos caminhando para uma campanha de forças e postulações radicais, cheia de tensões, cabe perguntar como seria definir, com isenção; como separar as manifestações raivosas das odientas? Como afirmar que determinado candidato foi além da impetuosidade tolerada?, ofendeu, e, por isso, está condenado a perder o registro. O que é ódio e até onde ele vai, no sentir do ministro Alexandre? Na política, a crítica ferina entre adversários pode ser facilmente promovida às escalas do ódio, segundo interesses paralelos. É o que se teme, porque tudo fica na dependência de como a divergência se presta, naquele momento, a servir de pretexto para a eliminação do adversário incômodo. O ódio, para a política, depende em quem ele fere, e quem tem o poder de julgá-lo”.



IMPRENSA

Imprensa é oposição; o resto é armazém de secos e molhados”, ensinava Millôr Fernandes, humorista e frasista, reconhecido pela sua genialidade. A frase é sempre lembrada nos conflitos travados por alguns órgãos informativos e governos eventuais, em todos os níveis.


Com a premissa irônica, deveriam se mover os principais órgãos de imprensa do país, influenciando positivamente os demais veículos de comunicação.



IMPRENSA (II)


Em Juiz de Fora, na semana passada, voltaram a circular notícias nas redes sociais de que a Prefeitura desequilibrou-se totalmente nas finanças, a partir de análise dos dados de 2023.


Sentindo que a informação poderia trazer desgastes à administração, e, por consequência, um prejuízo eleitoral, a assessoria fez circular, através de postagens nas redes sociais, a contestação. "Não passa de desinformação e mau jornalismo a insinuação de que apuração ocorre bimestralmente." Mas não esclarece, efetivamente, como está a saúde financeira da prefeitura.


A campanha eleitoral vai abordar o tema relativo às finanças. O tema será relevante para os candidatos: como será administrar uma cidade sem conhecer, em profundidade, de antemão, como estão as contas?



PSD EM CENA


No sábado, pela manhã, acontece o encontro do PSD (Partido Social Democrático) em salão do Ritz Hotel.


No convite, encaminhado pelas redes sociais, destaca-se a presença do deputado federal Luiz Fernando Faria, interlocutor da prefeita Margarida Salomão (PT) com aquele partido.


O veterano deputado já foi agraciado pela prefeitura com a Comenda Henrique Guilherme Halfeld, no ano passado. A maior honraria do município.


O PSD foi o principal aliado do PT em Minas nas eleições gerais de 2022, como provavelmente o será em 2026, no projeto de eleição do senador Rodrigo Pacheco (PSD) para o governo de Minas. E faz parte do governo Lula, ocupando ministério.


Segundo fonte privilegiada no meio político, não seria surpresa a presença da prefeita nesse evento do PSD. Com esse gesto, poderia sinalizar aliança petista com um partido de centro-direita.




OS AUSENTES


A Justiça Eleitoral informa que mais de 25 milhões de eleitores não votaram, nem justificaram a ausência nas eleições de 2022, o que representa 16% do total de 156,4 milhões de eleitores.


Neste ano, a regularização do título de eleitor pode ser feita até 8 de maio pela internet, aplicativo e nos endereços da Justiça nos municípios.


Para o Tribunal, ainda não é possível afirmar que esses eleitores estejam irregulares. “Isso ocorre por conta de diversas situações: a eleitora ou eleitor pode ter pago a multa eleitoral para quitar o débito com a Justiça ou ter faltado somente um dos turnos, por exemplo. É um recorte temporal, que diz respeito àquele pleito. De lá para cá, a situação do eleitor pode ter mudado", afirma o Tribunal em nota.


Seria bom que o TSE fizesse logo um estudo definitivo, porque vem aumentando muito a suspeita de que, desacreditando-se da política e dos políticos, os eleitores têm preferido ficar longe das urnas.





PRIMEIRA-DAMA


A imprensa repercutiu, no final de semana, que a primeira-dama, Janja da Silva, vai assumir a linha de frente das campanhas femininas do PT nas eleições municipais.


Os analistas políticos acham que ela faria papel similar ao de Michele Bolsonaro, no processo eleitoral de 2024.


Os maridos delas, presidente e ex-presidente, ambos são considerados os maiores líderes políticos do Brasil atual, e proporcionarão grande legado eleitoral a elas.


Resta saber se esse movimento vai resultar em maior participação feminina na próxima eleição municipal.



Na semana passada, em festa pré-eleitoral, o PDT de Juiz de Fora fez repetidas referências ao fundador do partido, Leonel Atagiba de Moura Brizola, que continua inscrito entre as personalidades políticas a merecer melhores estudos; estudos desapaixonados. Ao morrer, há 20 anos, junho 2004, derrotado por edema pulmonar, seguido de infarto, também ficou devendo maiores reflexões, de conteúdo teórico, sobre como pretendia atingir aquelas transformações com que passou a vida sonhando, como transformar as utopias em realidade. Nem colaboradores próximos, como Darcy Ribeiro, avançaram muito em detalhes sobre o que Brizola imaginou para vencer o poder das estruturas instaladas; e, derrubando-as, como implantar reformas dos mais diferentes espectros. Observa-se que, nas suas caminhadas, tanto tentaram combatê-lo os radicais de direita como os contemporizadores da esquerda. Os extremos igualavam-se para mirar num alvo comum.




Nenhum comentário:

Postar um comentário