quinta-feira, 24 de março de 2011

Viva a ficha suja!

A apertada decisão (6 x 5 ) do Supremo Tribunal Federal de transferir para 2012 a aplicação da Lei Ficha Limpa, sem que o impedimento afetasse candidatos corruptos, é o assunto deste fim de semana. Tema tanto para os que estranharam o voto da maioria como para os políticos que avaliam alterações na composição das bancadas legislativas, pois muitos corruptos que tiveram desconsiderados os votos que receberam vão pedir recontagem e poderão assumir.
Quanto à representação de Juiz de Fora, uma única alteração possível poderia beneficiar Isauro Calais, primeiro suplente de deputado estadual do PMN. Na sua coligação há um caso pendente. Mas a decisão do STF também beneficia, a longo prazo, o ex-prefeito alberto bejani. Não importando o que ele já sujou, estaria tecnicamente habilitado a disputar a prefeitura no próximo ano.
O voto desempate do ministro Luiz Fux não sepultou a divergência: se para ele a lei moralizadora não poderia ser aplicada no mesmo ano eleitoral em que foi aprovada pelo Congresso, para outros (a estes o reconhecimento da sociedade brasileira) impedir que um corrupto exerça função pública não é mero item da legislação eleitoral, mas exigência da moralidade, de aplicação ampla, irrestrita e permanente.



O Museu volta a respirar

Retomadas as obras de recuperação do conjunto arquitetônico do Museu Mariano Procópio, acaba de ser assinado pelo prefeito Custódio Mattos, o superintendente Douglas Fasolato e a Espírito Santo Cultural, de Portugal, um termo de compromisso definindo aquele Instituto como autor dos projetos que vão definir prioridades, métodos de trabalho e fontes de recursos para o Museu se restaurar, se reorganizar e se divulgar. É um alento, depois de muitos anos sufocados entre o que precisa ser feito e o não ter como fazer.
A Casa de Mariano está em boas mãos, pois a Espírito Santo tem larga experiência nesse setor, a começar pelos conhecimentos de quem a dirige, a ex-ministra de Cultura de Portural Maria João Espírito Santo.



Mérito

A política, muitas das vezes, é feita de injustiças. No Senado, Itamar Franco interveio num debate, para lembrar que persiste quem não reconhece, muito menos proclama, que o ex-ministro Jamil Haddad é o verdadeiro pai dos genéricos. Jamil foi ministro da Saúde no governo Itamar.


PMDB

Neste fim de semana, expectativa entre os peemedebistas. O ex-prefeito Tarcísio Delgado retorna de Brasília, onde esteve para conversar com o vice-presidente Michel Temer sobre o futuro do partido em Minas, ainda chagado com a derrota de outubro.

Renovação

As onze entidades que têm participação no Conselho de Preservação do Patrimônio estão sendo chamadas a renovar suas representações. Elas indicam os nomes ao prefeito, que pode aceitá-los ou não.

Patrimônio

A Praça da Estação, principal conjunto de imóveis tombados, juntamente com a Praça Antônio Carlos, deve se tornar a principal referência dos projetos de participação da iniciativa privada nesse setor. Para a revitalização da área o prefeito Custódio Mattos acaba de obter o apoio da MRS.

Caridade

Com missa celebrada na Catedral, domingo, às 10h, o metropolita dom Gil Antônio abre a Semana da Caridade, inspirada na mensagem de Jesus Cristo “o que fizerdes ao menor dos meus irmãos a mim o fazeis”. Como primeiro passo, cada paróquia promoverá levantamento das necessidades e ações praticadas em suas respectivas áreas. Em seguida a Igreja passará a elaborar projetos para novas realizações sócio-caritativas.


Reforma

O deputado Marcus Pestana faz parte da Comissão Especial de Reforma Política. É certo que a Câmara poderá contar com seu voto para riscar do texto constitucional o instituto da reeleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário