quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

O recado

O governador Antônio Anastasia vem no sábado e fica apenas o tempo suficiente para inaugurar a nova sede do SAMU, próximo ao futuro hospital regional “Prefeito Agostinho Pestana”. Pensavam os que integram seu esquema político aproveitar a viagem para ampliar a agenda, mas não conseguiram, sob o pretexto de que ele tem outros compromissos. Na verdade, o governador só vai dedicar mais tempo à cidade depois de delineado o quadro sucessório em Minas.
Mas isso não elimina o natural interesse pelo pronunciamento que ele fará ao final da inauguração. Anastasia deve deixar um primeiro recado às lideranças locais sobre a disputa de outubro, pois deseja vê-las bem dispostas a encarar a campanha de Aécio Neves à presidência da República.
Reta final
A contar de hoje, faltam oito meses para as eleições, previstas para descortinar importantes acontecimentos políticos. A muitos pode parecer que oito meses são um bom espaço, mas nem tanto, considerando-se que vão se eleger presidente, governadores, senadores, deputados estaduais e federais. Será uma intensa campanha, agravada pela proximidade da Copa do Mundo.
Desejos diferentes
A sucessão do governador de Minas tem, tradicionalmente, sutilezas que acabam dando alguma dor de cabeça tanto aos partidos como aos candidatos. Agora, por exemplo, especula-se que a presidente Dilma e o ex Lula têm posições diferentes, se bem que nada impede que possam chegar a um entendimento. Para ela, o candidato ideal aqui é o ministro Fernando Pimentel. Já para seu antecessor o mais adequado seria pensar melhor em Josué Silva, empresário filho de José Alencar.
Festa das Etnias
Mesmo com um ano movimentadíssimo, o calendário repleto de eventos, a Funalfa decidiu promover a Festa das Etnias, que vai para a sua sétima edição. A decisão foi tomada pelo superintendente da Fundação, Toninho Dutra, em reunião com representantes de grupos culturais e das colônias mais tradicionais da cidade, quando propôs que o primeiro dos três dias da Festa seja marcado com a abertura de uma exposição, em que se destaque, com imagens, objetos e ícones, não a religião das raças, mas a sua religiosidade.
A Festa começa no dia 16 de maio, com a exposição, e se estende, nos dois dias seguintes, com gastronomia, danças e tradições culturais, na Praça Antônio Carlos.
É presença garantida a participação dos sírios, libaneses, italianos, portugueses, alemães e afros.
Posse em março
O conselheiro Sebastião Helvécio, do Tribunal de Contas do Estado, assume, em março, a presidência do Instituto Rui Barbosa. É instituição de âmbito nacional em que os TCs buscam permanente atualização jurídica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário