quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Os armados

A Câmara e a prefeitura preparam-se para retomar,em audiência pública, uma questão que sinaliza com permanente ausência de consenso. Trata-se de estender à Guarda Municipal a prerrogativa de armar seu pessoal, nas mesmas condições com que se armam os membros das polícias civil e militar. Há prós e contras, sem que se saiba exatamente o que é melhor para a comunidade.
Há dias, um guarda municipal foi violentamente agredido por bandidos, sem poder se defender.
A legislação federal permite que portem arma de fogo os guardas de municípios com mais de 500 mil habitantes.
Pesquisa
O vizinho município de Pequeri foi alvo, na semana passada, de uma extensa pesquisa eleitoral envolvendo todos os níveis. O que chamou a atenção da comunidade foram as alternativas para governador. Entre os pré-candidatos governistas somente figurou o nome do ex-prefeito da capital, Pimenta da Veiga. O nome de Marcus Pestana apareceu entre as alternativas para deputado federal. Pestana é majoritário na cidade, onde existe grande torcida por sua candidatura ao governo estadual.
Os pesquisadores também quiseram saber sobre o desempenho da atual gestão da cidade e a conjuntura eleitoral para a futura eleição de prefeito. Aos entrevistados foram apresentados apenas dois nomes: o do atual prefeito, Joaquim Simeão de Faria (PMDB), e do ex-prefeito Raul Salles (PSDB), este derrotado em 2012. Parece que a política local continua sob forte polarização.
As escolas
Um detalhe sobre o carnaval deste ano que ainda não foi suficientemente assimilado pelos foliões. Não coube aos prefeitos, passados e presente, a ideia de antecipar em uma semana o desfile das escolas de samba. Foram as próprias que recomendaram, com a intenção de escapar do televisamento do desfile do Rio, que segura em casa os apreciadores, os mesmos que poderiam estar na avenida prestigiando a prata da casa.
Jeito de ciscar
Na recente inauguração da ponte que recebeu o nome de “Wilson Jabour Jr”, o prefeito Bruno Siqueira não se cansou de citar políticos presentes e ausentes. Independentemente dos partidos a que pertençam, não foram esquecidos em referências elogiosas deputados, vereadores e ex-prefeitos. Quanto a estes, eles exaltou Agostinho Pestana, Itamar Franco, Tarcísio Delgado e Custódio Mattos.
Alguém lembrou que, ”ao contrário do que fazem muitos políticos, Bruno não quer arestas. Cisca pra dentro”...
O veterano
A primitiva imagem de Santo Antônio, que acompanha a matriz desde seus primeiros tempos, foi restaurada e vai ser reentronizada, na noite desta sexta-feira, em solenidade presidida pelo arcebispo, dom Gil Antônio. Hoje, a Catedral assistiu a uma a solenidade rara de se ver: a bênção de novo Altar e do novo Ambão.
Olho na eleição
O novo presidente municipal do PDT, Antônio Zaidan, só espera passar o carnaval para iniciar a convocação de uma série de reuniões do diretório, com vistas ao processo eleitoral deste ano. No partido ainda não se fala em nomes de candidatos.
Lá como cá
Em Belo Horizonte, o professor de Direito Antônio Alves da Silva cobra proteção aos proprietários de veículos, que são coagidos e assaltados pelos chamados flanelinhas. A Lei 6242, que regulou essa atividade, não se faz cumprir, o que “atormenta a vida do cidadão que vai ao cinema, teatro e shows, estacionando o carro na rua, e logo é acossado por certos flanelinhas, como quitação pelo estacionamento em via pública”.
Sem minimizar as preocupações do professor, pode-se dizer que a situação não é diferente em Juiz de Fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário