sábado, 25 de janeiro de 2014

Clima de campanha

O governador Antônio Anastasia estará na cidade dia 8 de fevereiro para presidir a solenidade de inauguração da nova sede do SAMU, junto ao terminal rodoviário, onde vai se tentar racionalizar os serviços das ambulâncias.
No fim de semana veio o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, que distribuiu máquinas para municípios vizinhos e deixou, como boa notícia para o prefeito Bruno, que vem aí R$ 1 milhão para obras.
Veem-se os primeiros sinais da campanha eleitoral, que ainda não empolga, o que não impede que deputados falem sobre suas candidaturas e seus candidatos. Antes de cuidar de eleição, a população vai se dedicar à Copa do Mundo.
Copa e prioridades
Várias cidades, e entre elas Juiz de Fora, estão sendo animadas, pela internet, a ir às ruas para protestar contra a Copa do Mundo, que consumirá fabulosas quantias de um dinheiro que estaria bem empregado em saúde, educação e transportes. No sábado, no Parque Halfeld, ensaiou-se manifestação nesse sentido, mas sem entusiasmo popular.
Ainda que não se discuta que o País tem aquelas graves prioridades, é preciso lembrar que os protestos deviam ter sido feitos quando de planejava a escolha da sede do evento; não agora, quando já se gastou o que não devia ser gasto e foram assumidos compromissos internacionais.
Pouca água
Tem sido recomendado à população local e de vasta região em torno a imediata parcimônia no consumo de água. No caso de Juiz de Fora, estamos prestes a romper nossa disponibilidade de 600 litros por segundo. Ainda assim, pessoas irresponsáveis mostram-se generosas com o desperdício, lavando carros e calçadas e regando jardins.
Em relação ao abastecimento, as chuvas, que tem sido intensas, só ajudam quando caem junto às cabeceiras dos mananciais. Se chove depois de Santa Teresinha rumo ao sul não adianta.
Mas as preocupações vão mais longe. Por causa dos mesmos mananciais desabastecidos vamos caminhando também para o risco de dificuldades no suprimento de energia elétrica, para tanto contribuindo os aparelhos de ar. Não são poucas as pessoas que saem cedo para trabalhar e deixam o ar refrigerado ligado durante todo o dia, para depois terem uma noite bem fresca..
.
Fora do prazo
A minirreforma eleitoral, aprovada pelo Congresso Nacional no final do ano passado, pretende sua aplicação já em 2014, o que seria passar por cima da legislação e do razoável, pois a aprovação se deu em novembro, e o que se exige é que alterações nas regras do jogo sejam votadas com um ano de antecedência. Mas entre as distâncias no calendário há sutilezas que o Tribunal Superior Eleitoral vai decidir já nas primeiras sessões de fevereiro, terminado o recesso dos ministros.
Seja como for, pelo menos temos a garantia de que a Ficha Limpa será aplicada.
Estamos fora
É certo que Juiz de Fora se exclui das previsões quanto à aplicação da biometria nas eleições deste ano, graças aos critérios recomendados pelo TSE, que quer o voto digital apenas em 481 pequenos municípios, sendo 26 em Minas.
Há uma explicação. Além de ser experiência, sujeita a surpresas, a biometria fará o favor de combater os falsos títulos impressos, que ainda são muitos nos reduzidos colégios eleitorais onde o número de votantes se aproxima do número de habitantes.
Tempo de inaugurações
Dom Gil Antônio, metropolita, é quem assina convite para eventos que vão marcar os 90 anos da criação da Diocese. Já na quarta-feira, às 19h, com celebração eucarística na Catedral, serão inaugurados o novo piso, presbitério, sacristias e os sistemas de som e climatização.
Na quinta-feira, também 19h, haverá a dedicação do novo altar, bênção do Ambão (onde se proclama a palavra de Deus) e entronização do Santíssimo Sacramento em sua nova capela.
Na sexta-feira, ainda às 19h, a Catedral assistirá à reentronização da histórica imagem original de Santo Antônio, padroeiro da cidade.
Benemérito
A segunda-feira vai marcar a passagem dos 70 anos da morte de Alfredo Ferreira Lage, o benemérito nunca suficientemente lembrado. Foi quem doou à cidade todo o acervo do Museu que leva o nome de seu pai.
Alfredo é o nome da Fundação Cultural que hoje planeja e executa a política cultural da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário