domingo, 19 de janeiro de 2014

Incertezas

O senador Aécio Neves, agora com ansiedades dobradas, pois será pai pela segunda vez (a mãe é a modelo Letícia) ainda não conseguiu tornar suficientemente claras as expectativas do PSDB em relação a dois importantes suportes para seu projeto de candidato à presidência da República. O partido não sabe exatamente como tratar com o governador do Pernambuco, Eduardo Campos, e com o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda. São duas peças ligadas pela mesma legenda, mas podem se situar diferentemente nas eleições nacional e estadual.
Luto
Sepultado na tarde deste domingo o corpo de Geraldo Sampaio, de 93 anos. Investidor imobiliário, ele foi também uma figura de expressão na Administração do prefeito Agostinho Pestana, nos anos 700. Tornou-se diretor da Telemusa, empresa de capital local que assumiu a exploração de um serviço há longos anos controlado pela Telefônica de Juiz de Fora.
Sampaio foi também um dos incentivadores do Clube Tiro, Caça e Pesca, que presidiu.
Enroscada
Para quem conhece detalhes das investigações do fato, vai ser difícil a ministra da Cultura, Marta Suplicy, escapar da condenação que acaba de lhe aplicar o juiz Alexandre Cunha Filho, por improbidade administrativa. Nos autos está claro que ela se beneficiou do superfaturamento de serviço que contratou quando prefeita de S.Paulo.
Pode ser que, pressionada pela repercussão, ela deixe o ministério, sem ter liberado os R$ 2 milhões que prometeu para obras do Museu Mariano Procópio.
Velha discussão
Bem contados, há 20 anos que a cidade discute o melhor lugar para se promover o desfile das escolas de samba. Todos os prefeitos reconheceram que a Rio Branco não é o espaço mais adequado. Tarcísio Delgado dizia que os críticos da Avenida não seriam capazes de indicar área mais apropriada.
Na Funalfa de hoje, o superintendente Toninho Dutra afirma que a Brasil é a passarela definitiva, pelo menos até que o progresso do carnaval o faça pensar em um projeto de sambódromo.
Campo novo
Os candidatos que neste ano estarão disputando cargos eletivos devem atentar para o fato de que em outubro as urnas vão receber 11 milhões de novos eleitores, que desejam e precisam ouvir mensagem não apenas nova, mas principalmente inovadora. É a rapaziada que vive entre 18 e 20 anos, e em meados do ano passado estava nas ruas exigindo e protestando.
Golpe sutil
O “bispo” Marcelo Crivela, que integra a bancada do PRB no Senado, tem projeto que manda limitar o direito de greve, referindo-se principalmente à próxima Copa do Mundo, quando entende como inconvenientes as manifestações populares.
A greve é um direito que não pode nem deve sofrer violações. Para os excessos, o País já dispõe de instrumentos legais. O que talvez pretenda esse misto de pastor e senador é abrir espaço para futuras e perigosas limitações de um direito consagrado. O futebol seria mero pretexto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário