quinta-feira, 14 de maio de 2015


Vereador distrital


Para quem alimenta planos de disputar vaga na vereança, em outubro do próximo ano, uma questão que se antecipa para estudar e debater é o projeto do senador José Serra, PL 25, que torna a eleição do vereador pelo sistema distrital; isto é, em colégios com mais de 200 mil eleitores, como o caso de Juiz de Fora. Buscar-se-á o voto em áreas limitadas. Seria, como pretende o autor, fazer dos novos vereadores um teste para incluir futuros deputados num modelo idêntico, respeitadas as dimensões do estado. Há algumas fases para o projeto vencer, mas não é de todo impossível que se transforme em lei antes de outubro, cumprindo-se a antecedência de um ano para viger. O Congresso anda precisando mostrar alguma novidade à sociedade, e pode acabar admitindo esse teste.

Tomemos o município como exemplo. Não ocorrendo mudanças substanciais na proposta de Serra, Juiz de Fora seria dividida em 19 distritos, pois este é o número de cadeiras a serem disputadas na Câmara. Cada partido poderia registrar um candidato em cada um deles.

Para a delimitação dessas áreas, tarefa a ser confiada à Justiça Eleitoral, seria obedecida, como critério, a distribuição de eleitores de tal forma que a diferença entre os distritos não avance além de 5%.



Museu Itamar


Está marcada para 1º de julho a inauguração do Museu da República, onde funcionará o Memorial Itamar Franco. A data se ajusta não apenas ao cronograma das obras finais, mas também à agenda de autoridades e familiares do ex-presidente que estarão em Juiz de Fora para o acontecimento.

A organização do acervo e sua cuidadosa disposição nos espaços é resultado de um excelente trabalho coordenado pelo professor José Alberto Pinho Neves.



As filiações


Até o dia 5 de outubro, portanto a menos de cinco meses, os candidatos a prefeito e vereador deverão estar registrados nos partidos pelos quais pretendem disputar. A lei exige que cada um esteja no seu lugar com um ano de antecedência. Não há expectativa de grandes novidades em relação a vereadores, mas quanto aos nomes para a prefeitura possíveis mudanças de legenda ainda ficam na dependência de alianças.



Honorários notáveis


Os vereadores são, muitas vezes, criticados pela prodigalidade com que oferecem títulos de Cidadania Honorária, sem embargo de que nas levas praticadas há homenagens de justiça indiscutível. Ainda assim, não passou pela cabeça de um deles que os dez maiores nomes da história de Juiz de Fora vieram de outras plagas, e bem que poderiam se tornar honorários post-mortem. Seria uma forma de ajudar a cidade a conhecer e não esquecer as obras notáveis que aqui realizaram.

Os dez, com os lugares onde nasceram, são os seguintes: Bernardo Mascarenhas (Curvelo), Eduardo de Menezes (Niterói), Henrique Halfeld (Klaustal, Alemanha), Mariano Procópio (Barbacena), Francisco Batista de Oliveira (Entre Rios de Minas), Pantaleone Arcuri (Cosenza, Itália), Barão da Bertioga (Barbacena), Antônio Dias Tostes (Santa Rita de Ibitipoca), João Penido (Paraopeba), José Procópio Teixeira (São Vicente de Minas).



Nenhum comentário:

Postar um comentário