segunda-feira, 7 de dezembro de 2015





CANDIDATO PRÓPRIO


No final da semana, quando veio a Juiz de Fora para se encontrar com lideranças regionais, o senador Aécio Neves deixou claro que o PSDB precisa organizar seus diretórios municipais, preparando-se, sempre que possível, para disputar as prefeituras. Ficou claro que o partido quer candidaturas próprias, ainda que tenha dificuldades para tanto. Em Juiz de Fora, conhecendo tal disposição, os tucanos perguntam: Mas, quem?. Não parece tão fácil, mesmo quando Aécio fala que ex-prefeitos devem estar dispostos para a luta. Custódio aceitaria?

Em relação às disputas em faixa própria, é preciso lembrar que a mesma recomendação vem do PMDB, que no caso local não teria problema, admitida a candidatura de Bruno à reeleição. O PSB, em situação semelhante, tem recomendação expressa de concorrer em faixa própria nos municípios com mais de 200 mil eleitores.

A serem cumpridas tais orientações, o processo eleitoral de 2016 poderá se tornar interessante. Se é que o clima político permitirá eleições no próximo ano.




IMPEACHMENT  


A possibilidade de se abrir processo de impeachment da presidente Dilma amplia e agrava o ambiente de tensão política com que estamos convivendo há meses. Vindo ou não a admissibilidade esse clima vai permanecer, sem chance de ser removido; pelo contrário, terá tudo para se agravar, começando pela cisão ainda mais acentuada na base governista. O PMDB sinaliza disposição de desembarcar da solidariedade ao governo, pois o considera fragilizado demais, além de precisar estar preparado para a eventualidade de subir a rampa com Michel Temer.

Seja como for, ainda que escape do fantasma do impeachment, a presidente dificilmente escaparia de um novo ano turbulento e desgastante.




VIOLÊNCIA E MORTE



A cidade vem registrando média de um homicídio ou tentativa de homicídio a cada 72 horas. Nunca se imaginou isso. A explicação, segundo o juiz José Armando, está no tripé maldito: droga-funk-guerra entre bairros, afora um problema disso decorrente: o permanente clima de vingança entre grupos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário