segunda-feira, 21 de dezembro de 2015





MEMORIAIS


O Memorial Itamar Franco, inaugurado ontem à noite pela Universidade Federal, será uma das duas referências sobre a vida pública do ex-presidente. A outra, o Instituto Itamar Franco, presidido pelo ex-deputado Marcello Siqueira, continuará funcionando no quinto andar do edifício Credireal. A diferença está em que o Instituto guarda documentos, peças e objetos pessoais da vida profissional e familiar de Itamar. Com a Universidade fica o acervo do período presidencial.



CRISE NO NATAL


Levantamento criterioso mostra e confirma que 70% das prefeituras da região não tiveram como pagar o 13º aos servidores e operários. Considerado o alto grau de desgaste político que isso representa para os prefeitos, o que eles gostariam de evitar, fica mais que evidente a crise por que estão passando os municípios.

Nesse particular o prefeito Bruno Siqueira lavrou um tento. Há meses exercendo um contorcionismo na Fazenda, ele conseguiu pagar o benefício em dia, e paga a folha de dezembro no último dia útil do mês.



BALANÇO NECESSÁRIO


Já que os partidos não se interessam pelo tema, deve caber aos sindicatos e entidades convidar os deputados estaduais e federais para fazerem um balanço de suas atividades na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. A  opulação merece saber, tanto o que foi feito como o que eles deixaram de fazer.



DA TRADIÇÃO


É possível, ressalvado o longo tempo que ainda nos separa da eleição, conhecer boa quantidade de candidatos à vereança, o que se torna possível graças às consultas e articulações que se realizam nos partidos. Há quem observe que, pelo menos até agora, todos os atuais vereadores disputarão um novo mandato. O que é da tradição, como tradicional também é que a Câmara não deve alimentar a expectativa de uma renovação superior a 50% .



RECORDISTA


Num encontro informal com jornalistas, o secretário municipal de Governo, José Sóter Figueirôa, comentava que, a 12 meses de terminar, o volume de obras e serviços da Administração Bruno Siqueira  já superou as antecessoras.



SEMPRE ULYSSES


Se não tivesse morrido e confiado seu corpo para sempre ao mar, o presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Ulysses Guimarães, poderia dizer hoje o mesmo que disse na promulgação da Carta Magna de 1988:

“Não roubar, não deixar roubar, pôr na cadeia quem roube, eis o primeiro mandamento da moral pública.” 







Nenhum comentário:

Postar um comentário