quarta-feira, 8 de março de 2017






Hora tucana


No fim de semana, ao realizar sua convenção municipal, o PSDB pode dar um passo para se situar nos próximos anos eleitorais. É a primeira vez, desde a gestão do prefeito Custódio Mattos, que o partido sente poder readquirir a força que teve, e com ela aspirar a posições mais altas na política local. Tem o vice-prefeito, Antônio Almas, tem a presidência da Câmara, com Rodrigo Mattos, e três subsecretários na Administração Bruno Siqueira, que também mantém estreito diálogo com o deputado federal do partido, Marcus Pestana.

O que se esperava, até ontem, é que os convencionais não assistirão a uma luta, mas com chapa única para dar a presidência do diretório a Antônio Almas, que, juntamente com Rodrigo Mattos, vai se cacifando para disputar a sucessão do prefeito Bruno Siqueira em 2018. Chapa única é o esperado, embora não se conheça a orientação dos tucanos que lá entraram pelas mãos do deputado Lafayette Andrada, que no ano passado disputou a prefeitura em grande litígio com a chapa da qual Almas fazia parte como vice.

Seja como for, a convenção pode mostrar um ensaio para revelar    a vontade  do partido de chega ao poder municipal em faixa própria.
    


Sem susto  


Não há por que estranhar o desencanto geral por inexistir qualquer interessado na exploração do ExpoMinas JF, quando se sabe que o aventureiro convidado teria de desembolsar  R$ 100 mil para tomar posse do espaço. Total imprevisibilidade de retorno do capital investido e nenhuma garantia de que o Estado cumpriria uma parcela, mínima que seja, para o centro de exposições e promoções estar em funcionamento. A iniciativa particular, só ela, não tem como suportar o ônus.  

O que não invalida, muito menos desautoriza a necessidade de o município, com seus próprios recursos, Investir mais em eventos, como Marcelo Frank escreveu hoje em seu facebook:

“O município precisa investir no turismo de eventos, em parceria com Governo de Minas, otimizando o funcionamento daquele espaço. Penso que o entendimento da administração municipal, lideranças empresariais e demais interessados no assunto poderão formular uma proposta ao governo estadual capaz de apoiar e ampliar os eventos no município, que se encontra em lugar geograficamente privilegiado na região sudeste do Brasil”.


3 – Ouve-se frequentemente que a polícia tem sido intolerante com os consumidores de maconha. Acusação injusta. Na maior praça de consumo, a Jarbas de Lery, em São Mateus, é permanente a  presença do baseado, que se queima a menos de 80 metros de um posto policial.


4 -  Otimistas em relação à reconquista dos valores morais na política brasileira, filósofos há que veem o País dando passos largos rumo àquele ideal. Para tanto, animam-se com a prisão de poderosos como Sérgio Cabral, Eduardo Cunha, Eike Batista, entre outros, que a gente nunca supunha poder vê-los na cadeia. Os otimistas não levam em conta que nossa Justiça flexibiliza-se de tal maneira, que essa gente não deve cumprir toda a pena que lhe é imposta.


5 -  Dizia Gustavo Capanema que o Congresso tem 10%  de honestos, 10% de desonestos, o restante formado de gente comum. Lula foi mais duro na avaliação: entre 513 deputados há 300 picaretas.


6 -  Exitoso nos primeiros sinais de recuperação da economia, mas titubeando na política, o governo Temer ainda não se animou a mostrar à sociedade brasileira a profundidade e a extensão da crise em que estamos envolvidos. A grande massa ignora nossa proximidade com o abismo.  


7 -  Sobre a onda de delações que nascem e se ampliam no bojo da Lava-Jato o escritor Eduardo Almeida Reis tem uma explicação: propina é como sexo: quando a gente faz dá uma vontade danada de contar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário