sexta-feira, 20 de outubro de 2017






De Sérgio a Marlon


Aborrece e deprime a cena a que está obrigado quem passar diante do prédio dos Grupos Centrais, na Avenida Rio Branco, um retrato do abandono e do pouco-caso a que o Estado condena nossos bens históricos. De quando em vez intercalam-se visitas de técnicos do governo, elaboram-se longos relatórios, reúnem-se especialistas em restauração, mas tudo logo cai no esquecimento.

Há dias o vereador Marlon Siqueira (PMDB) assumiu uma nova campanha que pretende sensibilizar o governador Fernando Pimentel para a obra necessária, já de há muito urgente. Como não podia deixar de ser, recebeu aplausos de quem se interessa pela causa.  

A iniciativa de Marlon comporta uma curiosidade: em 1977 – há exatos 40 anos, portanto –  o deputado Sérgio Olavo Costa fazia a Assembleia Legislativa aprovar lei de sua autoria que mandava o então governador Aureliano Chaves tombar aquele velho prédio, que Vale Amado construiu para ser casa de verão de Dom Pedro II. Mas se aborreceu quando o Imperador, agradecendo a oferta, preferiu que o imóvel se prestasse a uma escola. “Não se trata de saudosismo querer a preservação cultural; trata-se de obrigação de um povo!”, justificou o deputado.

Ontem para Sérgio, como hoje é para Marlon, não conservar a sede dos Grupos Centrais “é uma omissão imperdoável”.






Nenhum comentário:

Postar um comentário