sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Alguma diferença

Quarenta dias nada significam para quem tem um longo mandato de quatro anos pela frente. Mas no caso da presidente Dilma, que ninguém sabe se chegará ao fim com saldo positivo, esse brevíssimo período serve para mostrar, pelo menos, algumas diferenças de temperamente e postura em relação a seu antecessor. Ela aprecia o trabalho, algo de que Lula não podia ser acusado. E já revelou que não banalizará as saídas de Brasília, cidade que incomodava o outro.
Difere também, pelo menos como se revela até agora, quanto à discrição. Não parece atraída pelos holofotes.
O mais importante, contudo, ainda no campo das diferenças, é que Dilma gosta de discutir a profundidade dos problemas que lhe chegam. Lula, que se ufanava de não ter paciência para ler livros e jornais, também não a tinha para reuniões técnicas. Nesta semana, ao contrário, a presidente gastou três horas para ouvir e discutir com técnicos o grave apagão que ocorreu no Nordeste. Seu antecessor se daria por satisfeito com a retórica das explicações do ministro Lobão.


Partidos em profusão

Parece interminável a discussão sobre proliferação de partidos políticos, que hoje são 30, muitos deles nanicos e raquíticos,e alguns transformados em meras legendas de aluguel.O que seria melhor para a representação política: a fartura ou um número limitado?
A resposta a tal pergunta devia, necessariamente, anteceder qualquer novo esforço destinado a ampliar ou reduzir a quantidade dos partidos, porque, além dos 30 registrados no TSE, há outros 19 na fila aguardando reconhecimento.
A observação vem a propósito da notícia de que estariam em gestação, em Minas, dois novos partidos em projetos liderados pelos senadores Aécio Neves e Clésio Andrade.O de Aé cio, ainda sem nome, nasceria robusto, formado por tucanos descontentes, PSB, PV e, talvez, PMN e PP.



Notas

1 – Esperada em Juiz de Fora, na quarta-feira, dona Maria Eugênia, viúva de Agostinho Neto, o grande líder e mártir da independência de Angola. Vem para assistir, às 20h, no Victory, ao lançamento do livro “Sagrada Paz”, coletânea de poesias que o procurador militar Antônio Pereira Duarte produziu em homenagem a Agostinho.

2 – O ex-deputado Sílvio Abreu Júnior faz parte da lista tríplice que está sendo encaminhada à presidente Dilma Rousseff para preenchimento da vaga aberta no Tribunal Superior de Justiça.

3 – Março, segundo se diz nos gabinetes da prefeitura, será o mês em que o prefeito Custódio Mattos dará partida nas grandes obras, entre elas dois viadutos em pontos nevrálgicos do tráfego urbano.

4 - Não parece estar bem intencionado o presidente do Senado,José Sarney, ao indicar Itamar Franco e Fernando Collor para a comissão destinada a propor o encaminhamento da reforma política. Eles não se toleram e não escondem o sentimento recíproco.

5 - Enquanto a Câmara consome oito meses tratando de um “diagnóstico” sobre os chamados flanelinhas, jovens bandidos continuam extorquindo quem estaciona em áreas da cidade que eles tomaram de assalto. Quebram e arranham os carros de quem não cede às suas exigências. A polícia sabe, mas prefere olhar a paisagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário