domingo, 13 de fevereiro de 2011

Base fundamental

A presidente Dilma ainda não conhece todos os obstáculos que terá de enfrentar nestes primeiros meses de sua gestão, mas deve sentir que alguns já estão batendo à porta de seu gabinete. Entre eles, uma dívida de 50 bilhões herdada do companheiro Lula, o descontentamento de políticos nunca satisfeitos com o que já receberam e a ameaça dos rigores de uma recessão. Problemas agudos que já chegaram.
A coragem pessoal, virtude que os amigos veem nela, é insuficiente para enfrentar aquelas dificuldades. Mais importante para um presidente vencer tempestades é cuidar da eficiente base parlamentar. Projeto que custa grandes investimentos, mas não adotá-lo costuma ser perigoso.


Democracia no Oriente

Com a televisão, a internet e o celular colaborando com jornais e rádio para tornar o mundo mais exposto e mais rápido, o que vem acontecendo em alguns países do Oriente já não é mais algo distante, de gente exótica e estranha. É a razão de se ver que não apenas sírios, libaneses, iraquianos e tunisinos se interessam pelos fatos que lá se desenrolam. Nos últimos dias, pessoas de todas as partes do mundo (os brasileiros também) acompanharam o derradeiro esforço de Mubarak para fazer sobreviver sua ditadura de trinta anos. Ora, se tantos sabem das coisas, tantos também podem opinar.
O nome do ex-presidente significa ”abençoado”, nada condizente com quem controlou um governo que se mostrava ao mundo com o rótulo de certos méritos, mas por dentro tinha o que têm de mau todas as ditaduras.
Outra questão. No caso do Egito e todo o Oriente, será um equívo que se pretenda para eles uma democracia com o formato e os valores ocidentes. Seria uma violência contra sua cultura política.

(A propósito, é preciso cuidado com a junta militar que assumiu no Cairo, para o “governo transitório”. As juntas militares custumam oferecer conceito um pouco elástico sobre seu papel provisório. No Brasil sabemos muito bem disso...)


Partidos na berlinda

O senador Itamar Franco rebuscou dois temas de sua recente campanha, e acaba de defendê-los em Brasília. Ambos estão além e acima da tentativa de aperfeiçoar os partidos, mas pretendem quebrar grilhões que têm conferido a seus dirigentes poderes verdadeiramente ditatoriais. É o caso das listas fechadas de candidatos em eleição proporcional, o que daria à estrutura oligárquica adotada pelas executivas de várias legendas o poder de contemplar seus candidatos favoritos e sufocar pretensões renovadoras.
Itamar, que deve saber das resistências que terá de enfrentar para manter de pé suas ideias, ousa ainda mais ao propor que se retome a figura do candidato avulso, isto é, o candidato que se apresenta para disputar, independentemente de filiação. O avulso teve uma fugaz experiência na década de 30, mas a inovação foi logo sepultada pelos partidos, que viam nele um grande risco para o seu prestígio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário