sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Um juiz-forano para o mundo



Recém-introduzido no numeroso e sofrido elenco dos aposentados brasileiros, o professor José Paulo Netto tranquiliza amigos e alunos. Aposenta-se, mas reage à ignomínia da inatividade. ”Vou é tratar de escrever um pouco mais - no fim das contas, quem sou eu senão um pobre escriba da margem esquerda do Paraibuna”?, como diz na entrevista memorialística que acaba de dar à revista de Estudos de Política e Teoria Social da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Apresentado como um intelectual com expressivo destaque teórico nas ciências sociais,José Paulo nasceu em novembro de 1947, estudou no Granbery metodista, onde encontrou excelentes professores, mas sem transformá-lo num bom cristão: entrou ateu e saiu mais ateu ainda...
Na Faculdade de Serviço Social conheceria um corpo docente que elogia muito: Alexis Stepanenko, Rosa Stepanenko, Jaime Snoek, Itamar Bonfatti, Dalton Barros de Almeida e Anthony Mendonça.

As ideias

Primeiro nacionalista fanático, sua conversão ao comunismo veio logo, e para isto também haveriam de influir seu barbeiro, Milton Fernandes, “o comunista mais público de Juiz de Fora”, e Roberto “Bolinha”, que cuidaria de sua ligação formal com o partido, onde permaneceu durante 29 anos, ausentou-se por alguns meses, retornando no final de 2010 ao “partido renovado”, que para ele ainda pode ter papel fundamental na revolução brasileira.
Perseguido durante e depois do golpe de 64, julgado na Auditoria de Guerra da 4a. Região Militar, José Paulo teve de optar pelo exílio até 1979, sendo logo eleito para o Comitê Central no Sétimo Congresso do PCB. Sobre esse partido declara, enfático:
_ Foi a experiência mais decisiva e educativa de minha vida (…) Do ponto de vista do meu desenvolvimento intelectual e humano, foi do PCB que recebi o essencial.
Mas o que ele define como “socialização elementar” remonta à “sinfonia dos tamancos dos operários do Vitorino Braga”, bairro onde morava:
_ A música de minha infância foi o bater dos tamancos dos operários do meu bairro. (…) Dos seis anos em diante convive intensamente com os trabalhadores, especialmente do Santa Helena e do Café Câmara, onde conheci a superexploração do trabalho da mulher.
É reconhecimento geral que a obra teórica de José Paulo Netto no campo do Serviço Social estabeleceu um divisor de águas na renovação da profissão no Brasil. E professores de vários países reconhecem a importância de seu trabalho para a América Latina. Neste ponto, aliás, uma curiosidade que ele registra: primeiro tornou-se conhecido nos outros países, só depois no Brasil.


Sucessão, uma questão de tempo


A sucessão municipal, em 2012, não permite que com tamanha antecedência se formulem dados além das especulações; e os partidos e políticos sabem disso. Mas também não é uma antecedência capaz de evitar que a eleição comece a ser tema de conversas, exatamente quando se abre o ano legislativo, o que ocorreu na terça-feira. Sempre caminharam juntos os trabalhos parlamentares e as expectativas quanto ao futuro ocupante da prefeitura.
Mas é preciso observar que, mesmo tão distante a convocação do eleitorado, há um detalhe interessante: para a disputa que virá, as duas primeiras posições estão desde já tomadas pelas candidaturas naturais de Custódio Mattos e Margarida Salomão. Trata-se de preliminar que raramente se observou em eleições anteriores.
À margem deste dado, resta registrar: há quem queira introduzir o reitor Henrique Duque na política, preparando-o para chegar a 2012 como uma alternativa; é preciso saber se o deputado Júlio Delgado estará disposto a disputar, para vencer ou para se manter próximo aos eleitores; é preciso saber se pela mesma razão estará na campanha o deputado Bruno Siqueira, para tanto tendo de assumir o comando do PMDB.



Notas

1 - Quem estiver debruçado sobre os mapas de expectativas para o setor produtivo do município vai entender que, a partir do segundo semestre, a indústria de Juiz de Fora exigirá qualificação profissional, principalmente nos setores de metalurgia e siderurgia. Diante disto, foi bom saber que o secretário de Trabalho, Carlos Pimenta, está acertando com o ministro Carlos Luppi a ampliação dos cursos de profissionalização nos principais centros industriais de Minas.

2 - Deve ocorrer nesta segunda-feira um enconto do ex-prefeito alberto bejani com a presidente do Partido Verde, Jane Ferraz. Ele ainda sem partido e sem planos definidos para 2012. Ela sempre foi evangélica; ele recém-convetido.

3 - O vereador Isauro Calais tem mantido contatos telefônicos com gente importante do governo Anastasia. E recebe informação de que, sendo o primeiro deputado suplente do PMN, acabará assumindo na Assembleia, com a convocação do titular para função executiva.

4 – Mesmo com tantos problemas e desafios que temos a enfrentar no País, sobra tempo para acompanhar o estopim em que se transformou o Oriente Médio, a começar pelo Egito e Yemen. E não falta quem observe a conduta contraditória do presidente Obama ao pedir o fim das ditaduras. Os Estados Unidos são especialistas na criação de ditaduras nos países dos outros, mas se apressam a condená-las, quando sustentá-las já não são mais do seu interesses.

5 – Em sua reunião de segunda-feira, às 14h, na Funalfa, o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural vai discutir modificações na metodologia de cálculo do valor venal de imóveis tombados.
Ainda na pauta dos conselheiros, o projeto de restauro da Villa Iracema, belo solar que restou dos velhos tempos da Rua do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário