segunda-feira, 14 de maio de 2012

Jovens longe das urnas

Pelo noticiário de alguns jornais e programas de televisão que trabalham com jovens é surpreendente o número deles, quando com mais de 16 e menos de 18 anos, ignoravam a data limite para requerer o primeiro título eleitoral. Por mais intensa que tenha sido a campanha do Tribunal Superior Eleitoral para motivá-los, não sabiam que havia um calendário a respeitar. Portanto, estão excluídos do colégio eleitoral que em outubro vai escolher prefeitos e vereadores. O TRE de Minas informou também que quem tem mais de 18 anos e perdeu o prazo legal para tirar o primeiro título ou não está em dia com as obrigações eleitorais deve esperar a reabertura do cadastro, após o segundo turno das eleições, e comparecer à Justiça Eleitoral para regularizar a situação, pagando multa com valor a ser fixado pelo juiz.
Coordenador
Deixou a desejar, segundo alguns deputados, o trabalho do colega Reginaldo Lopes como coordenador da bancada mineira, e nesta semana o assunto passa a render ainda mais: fala-se na sua substituição, o que ele já disse aceitar com naturalidade. O coordenador é quem fica encarregado de encaminhar junto ao governo as grandes questões da bancada, que é formada de 53 deputados. Há uma sugestão do deputado Júlio Delgado no sentido de que a coordenadoria seja ocupada pelo sistema de rodízio.
Luto
O PMDB comunicou, ontem, que está de luto, com o falecimento de dona Heloísa, esposa do presidente do diretório municipal, coronel Adelmir Romualdo. O sepultamento será hoje, às 9h, no Parque da Saudade.
Protesto
Usuários habituais dos ônibus da Útil que fazem a linha Rio - Juiz de Fora, cansados de enfrentar tantos atrasos, pediram ao vereador José Sóter Figueirôa que coloque a Câmara em defesa dos prejudicados, já que o problema tem se repetido com frequência. O ponto alto dos protestos ocorreu na sexta-feira, quando o ônibus da empresa , programado para sair da Novo Rio às 21h15m, recebeu os passageiros com uma hora de atraso.
Expectativa
Militantes petistas não escondem o clima de expectativa em que vivem, com a quase certeza de que vão ser contemplados com o naco da dissidência no PMDB, onde a cada dia se torna mais claro o distanciamento entre os dois grupos dirigentes. A análise do PT se desdobra em três direções: divide o adversário, ganha apoio de peemedebistas veteranos e resolve o problema do vice na chapa de Margarida Salomão, que certamente será um dos itens do acordo.
Convenções
Até ontem a Justiça Eleitoral não havia recebido qualquer comunicado de partidos sobre datas para a realização das convenções. Falta um mês para a convocação dos convencionais, que têm de votar em junho, e geralmente a primeira quinzena é preferida pelas pequenas legendas, que antecipam sua participação nas alianças para a eleição majoritária.
Com moderação
O governo da presidente Dilma começou bem a semana, com o retorno de José Sarney ao Senado, depois do susto que lhe pregou o coração. As articulações pesadas em que geralmente se envolve talvez já não possam mais contar com sua participação. Ele precisa evitar maiores tensões, se pretende continuar sendo o vice-rei do Maranhão.
Presença jovem
A TV Cultura, na série de entrevistas com ex-presidentes da República, reeditou gravação feita com Itamar Franco em 2009, falecido dois anos depois. Um dado marcante da entrevista é que ele falou menos de sua passagem pela presidência, mas insistiu na necessidade de os jovens terem maior participação na vida pública do País. Falou muito sobre isso. Se a juventude não entrar em cena a política brasileira passará por dificuldades, segundo suas previsões.
Convocação
A propósito de artigo de Antônio Braga, na edição de ontem, quando fala de um novo tempo para o desenvolvimento local, convém insistir em que as entidades, políticos, empresários e pessoas que aqui vivem e daqui tudo esperam têm de contribuir para que sejam pressionados, por exemplo, os governos estadual e federal no sentido de que participem dos esforços e investimentos do município, até porque é com eles que estão os recursos financeiros exigidos pelos projetos dos equipamentos urbanos. As entidades, principalmente, têm de atuar muito, coordenadas e rapidamente. (( publicado na edição desta terça-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário