quinta-feira, 10 de maio de 2012

Luta pelo Museu

O presidente da Câmara, Carlos Bonifácio, retornou de Brasília, onde, em companhia do deputado George Hilton (PRB), teve audiência com a ministra da Cultura, Ana Hollanda, a quem foi levar preocupação sua e do Legislativo sobre a situação do Museu Mariano Procópio. Constou da visita um relatório das obras imediatas para que a Casa de Mariano possa ser reaberta, depois de permanecer fechada por quatro anos. O vereador entende que o caminho mais curto é a soma de emendas orçamentárias de deputados mineiros, principalmente da Zona da Mata.
Debate e protesto
Partidos políticos diretamente interessados na sucessão municipal preparam-se para levar à Justiça Eleitoral o primeiro protesto da campanha. Estão informados de que a Escola Estadual Antônio Carlos pretende promover, na próxima quinta-feira, um debate sobre modelo de educação, tendo como convidados a pré-candidata Margarida Salomão, um representante da bancada do Partido dos Trabalhadores e professores da Universidade Federal. Vai se alegar que, tendo o PT uma candidata já apresentada, é visível a intenção de mostrar a jovens do ensino médio apenas um lado do pensamento político-partidário.
Palpos de aranha
Não bastassem os muitos problemas a enfrentar, os prefeitos de pequenos municípios se veem agora diante de uma dificuldade que não fazia parte do script. Estão sendo processados por não terem pago obras e serviços com o dinheiro que o governo federal lhes prometeu, mas ficou só na promessa do PAC . Os prefeitos não viram um centavo de dona Dilma, e estão pagando pelo calote que não deram. Na região de Juiz de Fora há caso em que são acionados através de fundação vinculada à Universidade. Portanto, é preciso redobrar cuidados, porque a cilada está montada.
Centenário
Familiares e amigos não vão deixar sem comemorações a passagem, em outubro, do centenário de nascimento do deputado federal Sílvio de Andrade Abreu, que foi uma das maiores expressões políticas da cidade a partir dos anos 40 do século passado. Ele teve atuação destacada no antigo Partido Trabalhista Brasileiro e depois na campanha da redemocratização.
Velho ânimo
Os peemedebistas devem ouvir, amanhã, do presidente em exercício do seu partido, Paulo Gutierrez, que está praticamente organizada a chapa de candidatos à vereança, o que inclui a cota das nove mulheres. Não há como saber, desde já, o fôlego do PMDB para chegar à Câmara, mas o partido tem história. Em legislatura recente chegou a ocupar sete cadeiras.
Voto comprado
Ainda está para ser inventada e patenteada a fórmula que permitirá constatar e provar a compra de votos em uma campanha eleitoral, por mais que se saiba da existência desse vício. A dificuldade é conhecida: o vendedor do voto tem interesse em manter o negócio totalmente escondido e quem compra também se cala, envergonhado por ter se vendido. Trata-se, portanto, de um negócio em que vendedor e comprador se omitem. Presume-se, então, que será penosa a tarefa do novo procurador regional eleitoral, Eduardo Fonseca, que chega prometendo abrir guerra à compra de voto.
Equívoco
Ao analisar, em grau de recurso, o mérito da decisão do TRE de negar aprovação das contas de campanha dos vereadores Júlio Gasparete e Flávio Cheker, o Tribunal Superior Eleitoral terá como desfazer um equívoco, do qual se originou a desaprovação. Quando a ação transitou em segunda instância, um “santinho” de propagada dos então candidatos tomou por base que o veículo que fez a publicação era órgão de concessão pública. O que não era e não é o caso da Tribuna de Minas.
(( publicado na edição desta sexta-feira do TER NOTÍCIAS )
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário