segunda-feira, 29 de julho de 2013

Divergência

Depois que a presidente Dilma negou disposição de reduzir o número de ministérios, estabeleceu-se um novo impasse nos planos de convivência do governo com o PMDB, pois o partido já havia adotado posição favorável a um menor número de pastas, algumas delas visivelmente dispensáveis. O vice Michel Temer colocou-se em uma encruzilhada, porque a questão aflora no momento em que promove gestões para remover desencontros que vêm se acumulando entre o Planalto e o segundo entre os principais partidos da base.
Em memória
Hoje, na solenidade em que eram inauguradas as obras de restauração do Palácio da Liberdade, foram alvo de homenagem especial duas personalidades que, tendo atividades políticas em Juiz de Fora, chegaram à governadoria de Minas: Antônio Carlos Andrada e Itamar Franco.
Pacto favorável
O recente acordo entre Aécio Neves e o governador do Pernambuco, Eduardo Campos, pode sofrer alterações de curso, com o passar do tempo, mas à primeira vista revela-se favorável ao senador mineiro. Acertou-se que, estando os dois concorrendo à sucessão presidencial, o que chegar ao segundo turno terá apoio do outro. A vantagem de Aécio é que esse acerto serve para ir removendo Campos da órbita do governo Dilma.
Catraca
Com mais cinco ou seis meses para instalar catracas no Palácio Barbosa Lima, forma de evitar invasões, como a que promoveram os estudantes, a Câmara tem tempo para repensar a medida restritiva. Na verdade, o que dá segurança ao Legislativo é uma sintonia permanentemente aperfeiçoada com os interesses da comunidade. Não se conhece caso em que porta fechada tenha sido suficiente para conter invasões.
Mal explicado
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, removeu qualquer projeto de disputar a presidência da República, sob argumento único de que o País ainda não amadureceu o suficiente para ter um presidente negro. Até quem possa concordar com a observação fica à espera de que o ministro ofereça maiores explicações.
Se o Brasil amadureceu para confiar a condução de um dos três poderes – o Judiciário - a um eminente representante da raça, não parece suficiente indicar a cor da pele como impedimento para um dos outros dois.
Alguma esperança
O Congresso retoma suas atividades na próxima semana, o que o deputado Marcus Pestana está indicando como a esperança de que se abra espaço para a reforma política. Em artigo publicado ontem no jornal O Tempo, ele diz que a contribuição do PSDB se revela em três propostas: voto distrital misto, fim das coligações em eleição proporcional e fim da reeleição, com extensão dos mandatos para cinco anos.
Pouca esperança
Escoam pelos ralos dos gabinetes políticos as últimas esperanças para a consolidação da fusão PPS -PMN, o que se debita a desacordos até agora irremovíveis na ocupação dos cargos de comando do novo partido que surgiria. No centro dessas incertezas, o vereador Isauro Calais, presidente do PMN, está convocando o partido para a avaliação do impasse. Calais tem convite do PMDB para se filiar e disputar uma cadeira da Assembleia.
Professor Abramo
Morreu na manhã de hoje o professor Renato José Abramo, a quem Juiz de Fora fica devendo muito, não apenas pelo tempo e competência que dedicou à Faculdade de Engenharia, mas também porque “durante sua vida, se dedicou a salvar outras vidas, prestando serviços voluntários à prefeitura, através da Defesa Civil, em momentos difíceis para a cidade”, como ressaltou o prefeito Bruno Siqueira em nota de pesar.
Jovens e idosos
São muitas as lições que se pode extrair das homilias e entrevistas do Papa Francisco durante a semana em que esteve no Brasil. A mais profunda de todas: a sociedade justa é aquela que atenta para os jovens, que vão responder pelo futuro, sem esquecer os idosos, porque estes é que transmitirão sabedoria àqueles. Sem isto a sociedade vai desabar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário