sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Carência perigosa

Em eleições anteriores foram muitas as críticas aos partidos políticos por causa do excesso de candidatos a deputado, o que fragmentava a votação e comprometia a representação política da cidade. Pois em relação a 2014 há quem espere situação contrária, isto é, pode faltar candidatos, embora sempre apareçam aventureiros de última hora, que corajosamente enfrentam o ridículo. Numa antevisão das articulações que em breve começam, percebe-se que são escassas as candidaturas viáveis, além do fato de partidos importantes, como o PMDB, não terem grande disposição de apresenta candidaturas próprias.
Candidatos com possibilidades de bom desempenho são raros. Quando viáveis, ou estão com idade que não recomenda ou se ressentem dos parcos recursos financeiros para sustentar a campanha. Deduz-se, então, que, escassas as opções, se de fato elas vierem a se confirmar, a cidade se verá diante de duas dificuldades: não terá quadro para apresentar ao eleitorado e ficará escancarada aos candidatos de outras regiões, esses que chegam, caçam os votos e nunca mais aparecem.
Frase
Há quem atribua, via internet, a Eike Batista a autoria da frase mais espetacular dos últimos anos, com repeteto em 2014:
“Eu, como brasileiro desta geração, digo com orgulho que o sucesso das minhas empresas não seria possível sem esse Brasil novo, criado pelo presidente Lula”.
Definido
O governado Antônio Anastasia, que saiu do País para viagem particular, e reassume no domingo, deve chegar com disposição de remover dúvidas que ainda possam cercar sua candidatura ao Senado. Pelo menos é o que esperam políticos de influência ligados ao PSDB.
Segurança
Resultado das preocupações manifestadas pelo prefeito Bruno em relação à onda de violência na cidade, a Secretaria de Segurança Pública envia, na primeira semana de dezembro, uma equipe de assessores para avaliar a situação “ in loco”.
Superstição
Na política, como em qualquer outra atividade humana, não faltam supersticiosos. Como em 2014 haverá eleições, lembram que em agosto, dois meses antes da votação, ocorrerá uma singularidade. O mês de agosto terá cinco sextas, cinco sábados e cinco domingos. Isso só acontece uma vez a cada 823 anos. Os chineses chamam o fato de bolsos cheios de dinheiros. E as urnas, logo depois estariam cheias de votos?
Lançamento
Pode ser que se dê em Juiz de Fora, nas próximas semanas, o lançamento da candidatura de Wadson Ribeiro à Câmara dos Deputados pelo PCdoB, partido que ele preside em Minas. Sua candidatura é considerada certa, até porque atualmente é o primeiro suplente da bancada. Primeira suplência é sempre um atrativo e uma recomendação à disputa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário