terça-feira, 19 de novembro de 2013

Tal como sempre foi

O esquema que se montou em torno do pré-sal, onde a iniciativa privada tem tudo para ficar com o naco mais suculento, reacendeu uma discussão que nada tem de novidade. Trata-se da semelhança entre as gestões petista e tucana, cada uma contemplada com década de poder. Não apenas na rota privativista dos altos sonhos com o petróleo, mas em variados campos uma imita a outra, numa história em que as hostilidades sempre ganharam o estrelato.
O que autoriza diferenciar Lula e Dilma em relação a Fernando Henrique nas questões estratégicas tão atacadas? Dir-se-ia que não é muito, pois são todos atores de um enredo em que nada mudou. Taxação do imposto de renda, aposentadorias que emagrecem de ano para ano, política tributária perversa, educação e saúde longe do ideal, salários esquálidos sempre abaixo do mínimo de que necessita o trabalhador, loteamento de cargos entre políticos, compra de votos, ausência de reformas estruturais e a formidável avalancha de corrupção. Pois todos os defeitos que a oposição identificava no governo FHC estão repetidos nos governos do PT. Ou não tem sido assim?
Mas vem de longe e está nas barbas da história: os sucessores primeiro criticam os antecessores, para logo depois fazerem tudo que criticavam. De fato. Tanto que o grande Joaquim Nabuco de Araújo comentou, na passagem do século: “Não há liberal mais conservador do que quando está no poder”. Mesmo antes dele, já na Revolução de 1842, apregoava-se que nada mais parecido com um saquarema (conservador) do que um luzia (liberal), quando chegava ao poder.
Em nossos dias, sem que as coisas tenham se tornado diferentes, o ministro Delfim Neto repetiria: “Nada é mais parecido com o governo do que a oposição no poder”.

Um comentário:

  1. O INTERESSANTE DE TUDO ISSO É QUE O PT SEMPRE COMBATEU AS PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS DO PSDB OU DOS DEMAIS PARTIDOS. AGORA NO PODER ELES COPIAM TUDO DOS GOVERNOS ANTERIORES, INCLUSIVE OS PROGRAMAS ASSISTENCIAIS.
    ARMANDO B. TEIXEIRA

    ResponderExcluir