sexta-feira, 9 de março de 2018







Pré-candidaturas


O deputado federal Rodrigo Maia acaba lançar sua pré-candidatura à presidência da República pelo Democratas (DEM), e já recebeu sinais de apoio de outros partidos da base do atual governo federal, como PP e PR. O movimento do presidente da Câmara inflaciona as alianças no campo governista, que até agora não decolou nas pesquisas.

Para os analistas políticos, nem Maia nem Temer estarão de fato com seus nomes na urna eletrônica em outubro. As movimentações neste período pré-eleitoral seriam apenas para ganhar robustez, e negociar uma configuração melhor na campanha do tucano Geraldo Alckmin (SP).

No espectro político da direita houve também o lançamento do pré-candidato à presidência deputado federal Jair Bolsonaro,  recém-filiado ao PSL, que poderá passar a chamar-se LiVRES.  Bolsonaro se mantém  nas  pesquisas de opinião de em torno dos 20%. É inegável a sensação de crescimento dessa pré-candidatura. Nas redes sociais o ativismo de seus seguidores tem chamado a atenção dos internautas que habitualmente frequentam a internet. Como  terá pouquíssimo tempo de televisão na campanha, Bolsonaro valoriza a presença nas redes sociais.

Nos pleitos do passado, os eleitores que hoje são propensos a Bolsonaro votaram em candidatos do PSDB. Então, hipoteticamente, se Alckmin implodisse a candidatura de Bolsonaro, ele teria probabilidade de ser o nome mais forte de um amplo campo de direita. Alguns pré-candidatos de centro-direita estão se apresentando, mas em situação pior do que o governador paulista.

Já no campo da esquerda está cada vez mais evidente que o ex-presidente Lula não será candidato, por impedimento baseado na lei da Ficha Limpa. Embora o PT apregoe para todos cantos que não haverá substituto para esse candidato, as pressões internas ao partido aumentam, pedindo uma alternativa capaz de herdar o espólio eleitoral. Lula lidera em todas pesquisas de opinião e poderá ser importante cabo eleitoral do  candidato do partido em outubro de 2018, mesmo não sendo candidato.

Quem também teve lançada sua pré-candidatura nesta semana foi ex-governador do Ceará Ciro Gomes pelo PDT. Há uma expectativa que esse projeto do PDT poderá ser alavancado com a saída de Lula do processo eleitoral, que, por ser um político nordestino com grande visibilidade, atrairia também a simpatia dos eleitores de centro-esquerda.

O cenário político ainda está em construção, com muitas peças a serem colocadas. Mas um palpite pode ser feito, considerando-se a possibilidade de três presidenciáveis estarem disputando as duas vagas do provável segundo turno presidencial: Bolsonaro, Ciro e Geraldo. A conferir.






Nenhum comentário:

Postar um comentário