sexta-feira, 23 de março de 2018







STF “pipocou” 


Ontem, o Supremo Tribunal Federal admitiu  o julgamento do habeas corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio do qual ele tenta evitar o início do cumprimento da pena de 12 anos de prisão, acusado de corrupção e lavagem de dinheiro. Mas não se julgou o mérito do recurso.

O Supremo adiou o julgamento do habeas corpus para o dia 4 de abril. Até lá, Lula não será preso, algo que poderia ocorrer na semana que vem, com a conclusão da análise do caso do tríplex do Guarujá, na segunda instância, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Os próceres petistas consideraram importante a não-decisão do Supremo. Queriam que o habeas corpus fosse julgado, e será julgado depois da Semana Santa. Mas, a impressão que ficou é de que os ministros já tinham planejado encerrar o expediente, e voltar somente depois do feriado religioso. Então, encontraram um subterfúgio para não concluir os trabalhos na noite anterior.

O fato é que houve uma protelação do julgamento do recurso, mas não haverá uma mudança na sentença condenatória; e caso o STF mantenha a jurisprudência anterior, Lula será preso, por condenação em segunda instância.




Nenhum comentário:

Postar um comentário