quarta-feira, 19 de julho de 2023

 

Eleição de 2024 em pauta (XXIX)

1- Foi em Juiz de Fora, semana passada, o Encontro Mesorregião da Zona da Mata do Partido Novo, com a participação de lideranças estaduais e nacionais da sigla, inclusive o vice-governador de Minas, Mateus Simões, e dos secretários estaduais de Desenvolvimento Social, Beth Jucá, e de Comunicação, Bernardo Santos. Discutiram-se estratégias para as eleições municipais de 2024 na região.

Alguns observadores no evento comentaram para esta coluna. O que chamou mais atenção foi a presença da secretária estadual Beth Jucá, o que não seria apenas protocolar, por ser da cidade, e sim demonstrar que continua cogitada como pré-candidata à prefeitura. Afinal, o evento era partidário, e sinais são percebidos pelas evidências simbólicas.

O Novo vai lançar candidatura a prefeito, tendo como um dos nomes de destaque o do médico Carlos Eduardo Amaral, que foi secretário de Estado de Saúde. Mas outros nomes podem surgir.

2 - O PSB quer avaliar até onde podem ir suas expectativas em relação ao processo eleitoral do próximo ano. Em Juiz de Fora, os vereadores Vagner de Oliveira e Cido Reis, filiados, querem conversar sobre o assunto com o vice-presidente da República, Geraldo Alkimin, que é, hoje, a principal figura do partido.

3- O novo censo reduz vagas para vereadores. De fato, o número de vereadores de algumas cidades brasileiras deverá ser reduzido, em virtude dos dados que acabam de ser divulgados pelo IBGE. A medida já começa a valer nas eleições de 2024.

Levantamento do jornal Folha de S.Paulo, domingo anterior, com base nos dados do IBGE, e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informa que capitais tais como Recife (PE) e Porto Alegre (RS) terão de diminuir o número de vereadores. Em outras 198 cidades o número de vagas pode aumentar. As capitais Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Cuiabá (MT) e Florianópolis (SC) estão entre as que poderão ampliar a quantidade de parlamentares municipais.

A redução é medida obrigatória, diferentemente dos casos de ampliação. A estimativa é que haja um corte de 278 vereadores no próximo pleito.

As alterações são determinadas pela Constituição Federal, que fixa um número máximo para composição das casas legislativas com base no indicador populacional.

Em Juiz de Fora, em 2022, a Câmara ampliou de 19 para 23 vagas, decisão não afetada com os novos indicadores populacionais do censo.

4 –Comentários nos corredores da Assembleia Legislativa indicam que é questão de semanas, ou mesmo dias, a ida do deputado Noraldino Júnior para o PSB, onde lhe seria confiada missão de destaque. Quinto entre os deputados mineiros mais votados, ele figurou na campanha do Partido Social Cristão, onde se tornou presidente regional.

5 – Centrão, que tem bancada forte na Câmara Federal, entendeu que o governo Lula poderá ter período favorável na economia, próximo das eleições municipais do ano que vem. resolveu oferecer e aceitar convite do presidente para participar intensamente do Executivo…

As eleições municipais em 2024 são fundamentais para a participação da comunidade,porque a população mora no município, onde tudo acontece.

6 – Quaisquer que sejam os candidatos oposicionistas à sucessão de Margarida, é certo que pretenderão cobrar, em nome do desenvolvimento do município, se ela pediu apoio do governo Lula, cuja candidatura à Presidência defendeu com entusiasmo.

7 - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, diz que a renegociação de dívidas no programa Desenrola beneficiará a mais de 30 milhões de pessoas. De imediato, famílias de classe média, que nas eleições de 2022, em grande, parte não votaram no PT.

Caso o programa seja um sucesso, poderá reverter em votos para os candidatos petistas nas eleições municipais do ano que vem.

Nas eleições de 2020 os petistas sofreram grande revés, e a expectativa agora é de bons resultados nas capitais e cidades com mais de 200 mil eleitores.

8 - Pelo que se lê no noticiário do dia ou se ouve nas conversas de partidos, a prefeitura de 24 poderá ser disputada por cinco ou mais candidatos. Para o Partido dos Trabalhadores nada melhor que a concorrência bem dividida…

9 - O PSDB, com 35 anos de fundação, após uma grave crise vivida em todos níveis, pretende ressurgir.Na cidade, as lideranças Marcus Pestana (ex-deputado federal) e Custódio Mattos (ex-prefeito), ao rivalizar pelo comando partidário no município acabaram por enfraquecê-lo, e hoje ambos não são mais filiados à legenda.

No mês passado foi nomeada uma comissão provisória, presidida pelo advogado Eduardo Schroeder; na secretaria, o médico Adriano Miranda, ex-vereador, que foi para o ninho tucano recomendado pelo deputado federal Aécio Neves. A expectativa é de que ele trabalhe para a revitalização da legenda na cidade, embora o projeto do ex-vereador seja voltar à Câmara Municipal, segundo confidencia um interlocutor tucano.

Já o presidente Eduardo Schroeder é próximo de Marcus Pestana, que ocupa alto cargo no Senado Federal, e no PSDB daqui ele continua influente, conforme informação de bastidores.

Informa também um militante partidário que o vereador Nílton Militão (PSD) deve migrar pro ninho tucano na janela partidária, em março de 2024, para ser candidato à reeleição.

O PSDB e o Cidadania (ex-PPS) desde 2022 são uma federação partidária, que deverá lançar candidatos na eleição municipal do próximo ano.

Quem continua filiado ao Cidadania é o ex-presidente da Câmara Rodrigo Mattos, não reeleito em 2020. Mas pode querer reconquistar o mandato de vereador em 2024, quando haverá 23 cadeiras a disputar.

Uma história interessante, que exatamente hoje faz 90 anos. Dia 20 de julho de 1933, em tempo recorde, não mais que 120 minutos, Antônio Carlos fundava em Juiz de Fora o primeiro Partido Progressista do país, cujo diretório municipal ele, de imediato, assumiu. O objetivo era, a partir daqui, mostrar força e prestígio junto ao governo Vargas, que não revelava grande interesse em dar atenções ao líder mineiro. Outro detalhe é que o diretório reunia algumas das maiores figuras da cidade, como João Nogueira Penido, Luiz Pena, Pedro Marques de Almeida, Casimiro de Andrade Filho, Rafael Cirigliano, Thedorico Álvares de Assis, Antônio José Sobreira e Vicente Adão Botti. Todos foram comunicados, convidados e aderiram, no lapso de tempo em que Antônio Carlos jantava, em sua casa, na rua do Espírito Santo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário