quarta-feira, 27 de julho de 2011

Acervo abandonado

Recentemente, os jornais denunciaram o abandono em que se encontra o acervo do professor Silva Mello doado por ele, em testamento,a Juiz de Fora. Eduardo Mello da Costa Cruz, seu sobrinho-neto, diz que com tristeza se repete aqui o descaso que no Brasil e as autoridades dedicam às artes, ciência e cultura em geral. “Silva Mello homenageou sua terra natal ao legar-lhe parte de seu patrimônio, mesmo em detrimento de nós, os familiares, mas a cidade, ou melhor, seus administradores, desprezou a homenagem, atirando seus bens em um depósito de inservíveis na periferia da cidade”, queixou-se.
Silva Mello foi uma vida dedicada à ciência, em uma época na qual o Brasil ainda era país quase selvagem. Estudou medicina no Rio e preferiu concluir seu curso na Alemanha, onde se destacou como médico exemplar e cientista preeminente, tendo sido um dos precursores no estudo das aplicações da radioatividade na medicina. Lembra seu sobrinho-neto que ele foi assistente do Instituto do Radium da Universidade de Berlim, depois clínico em hospital na Suíça durante a I Guerra Mundial. Ainda assim, decidiu voltar ao Brasil, praticando a medicina moderna que aprendera da Europa. Escreveu cerca de 20 livros sobre antropologia, sociologia, psicologia, medicina e filosofia. Membro da academia Brasileira de Letras desde 1960. Clinicou até sua morte, aos 87 anos.
Em 1979 foi inaugurada a Casa Silva Mello, iniciativa do prefeito Mello Reis. “Reunimo-nos então, vários familiares, muitos hoje já falecidos, em restaurante conhecido da Rio Branco, para comemorar o reconhecimento de Juiz de Fora a seu filho ilustre”, lembra Eduardo, para denunciar que, 30 anos depois, a obra do grande juiz-forano está abandonada num depósito da Prefeitura na Vila Ideal.


Um teste

Com mais quatro assinaturas de adesão, a bancada oposicionista no Senado terá número regimental para constituir a CPI que investigará a corrupção no Ministério dos Transportes. O senador paranaense Álvaro Dias, otimista, acha que nos contatos de fim de semana completará o requerimento.
Uma Comissão Parlamentar de Inquérito é tudo que o governo não deseja, no momento em que se esforça para conter a crise naquele setor.


O retorno

Os deputados mineiros não podem dizer que tiveram um primeiro semestre produtivo, embora pese a seu favor que estavam iniciando a legislatura, onde muitos são novatos, como marinheiros de primeira viagem. O vice-governador Alberto Pinto Coelho, que tem experiência na casa, e representantes da Mesa Diretora andaram conversando sobre a forma de se agilizar uma pauta mínima, que tem de estar organizada até o final da próxima semana.


150 anos

O prefeito Custódio Mattos é quem preside, amanhã, a solenidade comemorativa dos 150 anos da inauguração da Estrada União e Indústria . Será no Parque do Museu Mariano Procópio, às 13h30m.
Certamente haverá alguém para sugerir a ele acrescentar à solenidade um serviço simples, mas altamente significativo: a proteção do último monumento que resta do início da construção da estrada, atualmente abandonado no cemitério da Glória.

(( publicado também na edição desta quinta-feira no TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário